Pular para o conteúdo
Cotidiano

Ônibus, comércio, UPA: Confira o que abre e fecha nesta segunda-feira em Campo Grande

Carnaval altera funcionamento de repartições públicas
Karina Campos -
tempo centro
Região central de Campo Grande (Foto: Nathália Alcântara, Midiamax)

Bloquinhos e festas de continuam em . Estabelecimento e órgãos públicos não irão funcionar ou definiram horário especial de atendimento. O Jornal Midiamax separou o expediente dos principais serviços procurados nesse período.

Ônibus

Para atender à demanda de passageiros, a Prefeitura vai criar linha especial entre as praças do Papa e Ary Coelho, e deixará ônibus extras para entrarem em rota caso seja preciso. Nesta segunda, algumas linhas que atendem trabalhadores da indústria funcionarão em horários especiais, de sábado

São elas: linha 244 (Especial Oi), 322 (Parque industrial / Terminal ), 418 (Núcleo Industrial / Terminal Aero Rancho), 419 (Parque Industrial / Terminal Júlio de Castilho), 422 (Parque Industrial / Terminal Guaicurus / Terminal Morenão) e 424 (Parque Industrial / Terminal Nova Bahia).

As linhas industriais que não possuem plano especial vão operar com escala de segunda a sexta-feira.

Comércio

Conforme a Fecomércio/MS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) e o Sindicato do Comércio Varejista de Campo Grande, o comércio irá funcionar normalmente. O Carnaval não é considerado feriado do calendário nacional, portanto, não há necessidade de pagamento de horas extras ou compensação de aos funcionários. Vale lembrar que o empresário tem liberdade de decidir sobre o funcionamento do estabelecimento.

Órgãos públicos

A Prefeitura de Campo Grande decretou ponto facultativo para o Carnaval de 2023 e não há expediente. As repartições públicas retornam às 13h no dia 22 de fevereiro — Quarta-feira de Cinzas.

No Governo do Estado, publicação anual também estabelece esta segunda e terça-feira como ponto facultativo. Na quarta-feira (22), o ponto facultativo vai até às 13h.

Supermercados

A AMAS (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados) informou que as unidades têm liberdade de funcionar normalmente.

Feira Central

A Feira Central não irá abrir nesta segunda e retorna o atendimento no período da tarde de quarta-feira.

Bares e restaurantes

A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) pontua que a data não é feriado, portanto, os estabelecimentos podem abrir normalmente conforme o horário habitual de funcionamento.

TJMS

O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) não tem expediente e retorna após as 12h de quarta-feira (22). O plantão judiciário funcionará normalmente para os casos considerados urgentes como: mandados de segurança, habeas corpus, requerimento de realização de corpo de delito, ação cautelar de busca e apreensão e aqueles que exijam providência imediata. Nessas ações, para serem iniciadas durante o período excepcional, o ato coator deve ter sido concretizado no período do plantão.

No portal www.tjms.jus.br/plantao.php, no ícone ‘Plantão’, é possível encontrar os telefones de contato dos plantonistas.

Delegacias

Quatro delegacias de Campo Grande terão atendimento por 24h: a 4ª Delegacia de Polícia, Depac Centro, Cepol e (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher). As unidades vão receber apoio das demais durante o período de Carnaval.

Shoppings

O Pátio Central Shopping terá horário normal de atendimento das 8h às 19h para lojas e quiosques e até 20h na praça de alimentação.

Shopping Campo Grande começa as atividades às 10h e segue com portas abertas até às 22h.

O Bosque dos Ipês abre às 10h e funciona até às 22h; o cinema funciona conforme programação.

O Norte Sul Plaza terá funcionamento normal das 10h às 22h.

Unidades de Saúde

As UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CRSs (Centros Regionais de Saúde) funcionam normalmente por 24h; as Unidades Básicas vão funcionar em escala de plantão da vacinação.

Correios

As agências e unidades de distribuição não terão atendimento nesta segunda e retomam as atividades na quarta-feira (22), após às 12h. Nesses dias, o cliente pode buscar o autoatendimento pelo site ou telefones 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100. O atendimento com os operadores será retomado às 8h de quarta.

Bancos

Agências bancárias não terão expediente nesta segunda-feira e retornam na quarta-feira de cinzas (22), o início do expediente será às 12h, no horário local, com encerramento previsto no horário normal de fechamento das agências. Boletos poderão ser pagos no próximo dia útil, na quarta-feira, com acréscimo de juros caso passe a data de vencimento.

“A decisão segue a Resolução nº 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para fins de operações bancárias sábados, domingos e feriados de âmbito nacional, bem como a segunda-feira e a terça-feira de Carnaval”, informou a entidade.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
motiva

[ BASTIDORES ] Equipe acordou Motiva(da)

Tortura: Mulher é ferida a facada no pescoço, tem cabelos cortados por ex que é preso após cerco policial 

Quanta falsidade!

Mais Médicos bate recorde de inscritos com mais de 45,7 mil candidatos

Notícias mais lidas agora

Ministério investiga caso de gripe aviária em Mato Grosso do Sul

ccr km perigoso

Motiva vence leilão, reduz duplicações e CCR segue com concessão bilionária da BR-163 em MS

Alvo de operação da PF por desvios na merenda durante gestão Reinaldo é citado em fraude milionária no RJ

Motorista é preso na BR-262 com ‘placa’ de cocaína

Últimas Notícias

Cotidiano

Com madrugada gelada, sexta-feira será de tempo seco e temperaturas amenas

A máxima deve alcançar 31°C, com destaque na região pantaneira

Polícia

Rapaz invade casa da ex-namorada e ameaça matá-la com faca de cozinha

Vítima teve que se trancar no quarto com irmã de 1 ano

Polícia

Encontrado morto enterrado de cabeça para baixo e seminu teria sido ‘desovado’ há dois dias em MS

Kauan estava com as calças abaixadas até a canela e tinha sinais de tortura

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

PF vai entrar forte na investigação e não vai deixar barato para o bando do braço da facção CV no Sul da Bahia

Alvo seria o diretor do presídio, Jorge Magno Alves