Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em meio a ‘surto respiratório’, Prefeitura orienta quando procurar atendimento em UPA e UBS

Doenças respiratórios aumentaram demanda na rede pública de Campo Grande em até 30%
Clayton Neves -
tempo seco
Situação é caótica em unidades de saúde. (Foto: Leitor Midiamax)

Na hora de procurar atendimento médico é comum surgir a dúvida de qual unidade de saúde procurar. Para ajudar e evitar eventuais transtornos, a Prefeitura de divulgou material onde explica a diferença dos atendimentos nas UPAs (Unidade de Pronto Atendimento), UBSs (Unidade Básica de Saúde) e USFs (Unidade de Saúde da Família). Campo Grande enfrenta surto de doenças respiratórias e aumento de até 30% na demanda de atendimentos.

De acordo com o Município, UBSs e USFs são unidades de baixa complexidade, onde são realizadas consultas de rotina, curativos e injeções. Nesses locais, são realizados atendimentos simples para pacientes que apresentem quadros de tosse, sintomas gripais, dores na cabeça, ouvido ou coluna, febre, vômito ou diarreia, por exemplo.

Já nas UPAS, acontecem atendimentos de urgência e emergência do SUS (Sistema Único de Saúde). As unidades, espalhadas por diferentes regiões da cidade, são indicadas para atendimentos de paradas cardiorrespiratórias, AVC, infarto, crise alérgica grave, falta de ar, picada de animais venenosos, intoxicação, acidente de carro ou moto, queimaduras, ferimentos por ou arma de fogo, fraturas e tentativa de suicídio.

Doenças respiratórias lotam unidades de saúde de Campo Grande

Doenças respiratórias como a influenza e a covid têm aumentado em e unidades de saúde, públicas e privadas, enfrentam lotação e pacientes precisam esperar horas para conseguir atendimento em Campo Grande.

De acordo com a (Secretaria Municipal de Saúde), nos últimos 15 dias, houve aumento de 30% na demanda por atendimento nos postos de saúde de Campo Grande. A volta das aulas é o que explica o pico nos atendimentos.

“Apesar de sazonal devido à volta as aulas, este ano notamos um aumento maior na busca por atendimento. O cenário acontece devido à disseminação das doenças respiratórias entre as crianças e consequentemente entre os pais e responsáveis”, explica a superintendente da Sesau, Ana Paula Resende.

Recomendação é ir primeiro à atenção primária

A prefeitura defende que 60% dos pacientes que procuram as UPAs e CRSs poderiam ser atendidos na Atenção Primária e, na maioria das vezes, acabam esperando até 4h para serem atendidos na urgência.

“A orientação é para que pacientes que não apresentem patologias mais graves, como parada cardiorrespiratória, sintomas de infarto, AVC, falta de ar intensa, intoxicação, suspeita de fratura, queimaduras, entre outros, procure as unidade básicas e de saúde da família mais próxima da sua casa”, diz a Sesau.

De acordo com eles, dessa forma é possível evitar transtornos por conta da longa espera. “As UBSs e USFs estão aptas a realizar consultas de rotina, dor de garganta, dor de cabeça, dor de ouvido, febre, vômito e diarreia, injeções curativos, retirada de pontos, troca de sondas e renovação de receitas”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dourados tem queda de temperatura e termômetros registram 5.4 ºC nesta sexta

Ex-BBB Aline Patriarca anuncia fim do namoro com Diogo Almeida: ‘Respeito’

Condenado por ajudar a matar morador em situação de rua no Cetremi é preso em Campo Grande

Riedel participa da abertura da 53ª Expobel em Bela Vista

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

bolsonaro

Bolsonaro e sede do PL são alvo de busca e apreensão da PF em Brasília

Bolsa Família (Divulgação, Roberta Aline - MDS)

Bolsa Família: pagamento de julho começa nesta sexta-feira

Últimas Notícias

Transparência

Resolução impõe regras para visitas prisionais e obriga promotores a seguirem ‘script’ com detentos

O texto regulamenta a atuação dos membros do MP reforçando a obrigatoriedade das visitas mensais

Polícia

Perseguição a traficante acaba com mais de 1 tonelada apreendida na BR-163 pela PRF

Traficante abandonou a carga e tentou fugir a pé, mas acabou preso

Mundo

Síria retira tropas de zona de guerra após trégua com drusos

Região vinha sendo palco de confrontos de drusos, beduínos e forças de segurança, com um balanço de mais de 500 mortos

Política

Bolsonaro e sede do PL são alvo de busca e apreensão da PF em Brasília

Bolsonaro enfrenta processo no STF pelos atos de 8 de janeiro, além de estar envolvido na guerra comercial entre Brasil e EUA