O (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um novo alerta de tempestade e intensas, com nível laranja para riscos de prejuízos pelo mau tempo.

As chuvas variam de 20 a 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm por dia, acompanhadas de rajadas de vento entre 60 e 100 km/h. A condição pode causar queda de granizo, estrago em plantações, alagamento e queda de árvores.

Estão em grau de severidade maior as cidades de: Água Clara, Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Campo Grande, Caracol, Corguinho, Coronel Sapucaia, , Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jaraguari, , Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rochedo, , Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu, Terenos, Três Lagoas e Vicentina.

Nível dos rios em alerta

O excesso de chuva em duas semanas aumentou consideravelmente o nível de rios em Mato Grosso do Sul. O rio Miranda está próximo à cota de emergência. O volume de água na porção que passa pela região urbana está perto dos 7 metros, podendo causar transbordamentos.

Conforme o Aviso de Evento Crítico de número 24/2023 feito pelo (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), existe “potencial para provocar significativos danos materiais e com riscos à integridade humana”.

Uma das situações que mais preocupa agora está relacionada à subida do rio Apa, que passa por vários municípios localizados na fronteira com o Paraguai. De acordo com o meteorologista do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Vinicius Sperling, entra quarta (1º) e quinta-feira (2), foram registrados 140 mm de chuva em Bela Vista – onde o excesso de chuvas fez a aferição dos últimos 30 dias chegar aos 385 mm, e a dos últimos 60 marcar 678 mm acumulados.

Saiba Mais