Pular para o conteúdo
Cotidiano

Nos últimos 4 anos, MS teve aumento de 81% nas multas aplicadas em quem dirigia com pneus carecas

Pneus carecas podem ter sido motivo de acidentes com mortes em MS nesta semana
Fábio Oruê -
pneu careca
Andar com pneu careca é multa grave (Foto: Reprodução/ Freepik)

Aquaplanagem, derrapagem ou instabilidade ao dirigir podem resultar em acidentes fatais nas ruas e rodovias e têm um fator em comum que é determinante para as situações: os pneus carecas.

Mato Grosso do Sul registrou um aumento de 81% nas multas aplicadas em motoristas que dirigiam ou pilotavam com pneus carecas, nos últimos quatro anos. Conforme dados do (Departamento de de MS), o número de aplicações saiu de 1,5 mil em 2019 para 2,8 mil em 2022.

Um pneu careca perde as características originais e não tem o atrito da borracha com o solo, que é fundamental para a segurança. De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), dirigir com pneu careca é infração grave, passível de multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), além da retenção do veículo ao Pátio do Detran.

pneu careca
Fonte: Detran-MS

Além disso, 2023 já ultrapassou os números registrados em 2019 e 2020. Ainda segundo os dados do órgão estadual, apenas de janeiro a junho foram aplicadas 1.670 multas graves por razão de pneus carecas.

Causa de acidentes

A condição dos pneus da moto Biz envolvida no acidente da BR-163 contra uma carreta Scania, na quarta-feira (12), pode ter contribuído para colisão que ocasionou a morte de um casal, segundo informações da PRF (Polícia Rodoviária Federal). 

Na quinta-feira (13), família que ia para a capotou o carro na BR-262, entre e Miranda. A suspeita é que o carro aquaplanou antes de capotar diversas vezes, mas a PRF informou ao Jornal Midiamax que ainda investiga.

O motorista, de 34 anos, morreu no local e uma criança de 7 anos foi socorrida em estado grave, sendo encaminhada para . A esposa da vítima fatal e mãe da criança foi socorrida para o Hospital de Aquidauana. O quarto ocupante do veículo, um bebê de 2 anos, utilizava o bebê conforto e saiu ileso.

validade
Validade na lateral do pneu (Ilustrativa/ Shutterstock)

Pneu tem data de validade?

Segundo o borracheiro Ruimar Osório de Paiva Junior, que atua no bairro Cruzeiro, a recomendação geral é de troca a cada 60 mil quilômetros rodados. O olhar do condutor antes de assumir a direção é primordial para verificar a vida útil do item durante a rotina, conforme noticiado pelo Jornal Midiamax.

A forma mais eficiente para determinar a manutenção é observar os sulcos, conhecidos como os riscos na borracha. Os sulcos são responsáveis por aumentar a aderência do pneu com o asfalto.

A maioria decide fazer a troca quando os pneus estão “carecas”, entretanto, o item tem data de validade, descrita de máximo cinco anos após ser fabricado, que fica na lateral com a sigla “DOT” (Department of Transportation), e os quatro dígitos de fabricação, com a semana e ano.

O condutor deve ficar atento às descrições do produto. Outra dica é realizar visitas periódicas ao borracheiro ou mecânico de confiança. Bolhas, riscos ou furos podem ser sinais de erros, o condutor deve ficar atento a danos na estrutura da borracha, que pode ser um risco para a segurança. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Últimas Notícias

Esportes

Fla x Flu: Pedro entra no 2º tempo e faz gol da vitória do Flamengo no finalzinho do jogo

Atacante estava de ‘castigo’, sem ser relacionado pelo técnico Felipe Luís nas últimas partidas

Polícia

Amásio é esfaqueado pela companheira por causa do filho adolescente da autora

Mulher não gostou quando o homem disse que ela ‘precisaria educar melhor o filho’

Polícia

Vizinha é agredida por causa de câmera de segurança de segurança no Aero Rancho

Vítima sofreu socos, chutes e tapas da agressora

Brasil

Jovem que comeu bolinho de mandioca supostamente envenenado morre em São Bernardo do Campo

Padrasto do rapaz está preso apontado como principal suspeito pelo crime