Nível do Rio Aquidauana baixa, mas equipes seguem em alerta no município

Nível do rio caiu de 7,20 para 6,86 metros, mas Mato Grosso do Sul segue com alerta de tempestade

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Rio Aquidauana (Foto: Reprodução / O Pantaneiro)

Após alcançar a marcar de 7,20 metros neste sábado (11) e deixar os moradores de Aquidauana apreensivos, o nível do Rio Aquidauana começou a baixar neste domingo (12). De acordo com a Defesa Civil do município, a situação está sobre controle com o nível da água em 6,86 metros, mas equipes de intervenção do município seguem em prontidão.

O coordenador da Defesa Civil da cidade, Mario Ravaglia, informou ao Jornal Midiamax que o panorama da situação. “Medi ás 5h30 e estava com 6,86 metros. Já deve até ter abaixado mais. Não teve nenhuma família desabrigada e está tudo sobre controle. Graças a Deus”, disse ele.

O coordenador também informou que as secretarias do município estão em prontidão para qualquer eventualidade. “O nível de perigo é 7,30 metros. Aqui o tempo está fechado, mas o que chover aqui na cidade vai embora. O problema é chover lá pra cima, em Corguinho e Rochedo, mas por hora está tudo tranquilo. O abrigo está preparado e todas as secretarias estão em prontidão”, disse ele.

Situação de risco

Neste sábado (11), a Defesa Civil monitorava pedidos de resgate e atenção para socorrer famílias do bairro Guanandi, que moram próximas ao rio. Cerca de 50 famílias vivem o local, conforme o site O Pantaneiro.

A água ameaça invadir a residência de moradores próximo da Ponte Velha, que também estão em alerta, já que o volume continua subindo na região, como mostra a foto de um morador da chácara próximo ao rio.

Alerta de tempestade

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu novo alerta de tempestade para os 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Desta vez, há possibilidade de alagamentos, queda de árvores e até de granizo.

Conforme o Inmet, o alerta começou a partir de meia-noite deste domingo e segue até o fim da segunda-feira.

O alerta de classificação laranja indica perigo e avisa para possibilidade de chuvas com até 60 milímetros por hora, suficiente para provocar alagamentos. Além disso, são previstos ventos de até 100 km/h.

As tempestades devem ser mais intensas na área centro-norte de Mato Grosso do Sul.

Ilustrativa (Foto: Reprodução / O Pantaneiro)

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

chuva