Pular para o conteúdo
Cotidiano

Naviraí comemora aniversário com shows de João Bosco e Vinícius e Fernando e Sorocaba

Além dessas atrações também terá show da dupla Guilherme e Santiago, rodeio e prova de tambores
Eveline Marques -
naviraí
Naviraí (Divulgação, Prefeitura)

Em Naviraí, cidade localizada a 364 km de Campo Grande, em comemoração aos 60 anos, começa no dia 10 de novembro a 29ª Exponavi.

A festa começa nesta sexta-feira (10) com a abertura oficial às 17h. O rodeio será iniciado às 21 horas, com 26 montarias em touros reunindo os melhores competidores do . Logo em seguida haverá o show da dupla Guilherme e Santiago.

A prova dos Três Tambores começa no sábado (11), às 9h. Na sequência haverá o rodeio em touros e logo após o show de João Bosco e Vinícius.

No domingo (12), a partir das 20h, terá Prova dos Três Tambores com competidoras pratas da casa. Em seguida, a final do Rodeio em Touros e show com a dupla Fernando e Sorocaba.

História

, cidade estrategicamente localizada no Mato Grosso do Sul, é um terreno fértil para o crescimento e desenvolvimento de negócios. Com um forte potencial agrícola e destaque na produção de energia renovável.

Fundada em 1952, emancipada em 11 de novembro de 1963, Naviraí, a conhecida cidade ‘Ouro’ do Conesul, é lembrada pela sua origem através do suor e trabalho de madeireiros, produtores rurais e comerciantes que desbravaram as grandes matas para dar origem a uma das mais belas e desenvolvidas cidades do centro-sul de Mato Grosso do Sul.

O seu nome é derivado de uma palavra indígena que nomeava um rio na região, segundo a tradição, as palavras VIRÃ (roxo/arroxado), Í (sufixo para pequeno), ĨVĨRA’Í (arbusto pequeno), NA (impregnar-se), I (rio), Arroyo, podem significar tanto: ‘Pequeno rio impregnado de arbustos roxos’, ou ‘Rio impregnado de pequenas árvores arroxeadas’.

Fato é que com inúmeras espécies de árvores, Naviraí deu seus primeiros passos, ainda sem a identidade de município, graças às madeireiras que dali retiravam as madeiras mais qualificadas: Ipê, Peroba, Marfim, Cedro, etc. as demais eram utilizadas como lenha nas carvoarias da região. Não à toa, foi, durante muito tempo, conhecida como ‘cidade da madeira’. Porém, com a chegada e o aumento do comércio, as madeireiras e serralherias foram perdendo espaços, e com o posterior crescimento da indústria na cidade e região, logo o município tinha como mais fortes características o comércio e a indústria, recuando a comercialização de madeiras.

Como o município estava em crescente expansão, muitos comerciantes e moradores de outras cidades logo migraram para Naviraí, observando que ali o ambiente era muito favorável para o crescimento e desenvolvimento profissional e familiar. Atraindo outros profissionais de várias áreas, como professores, e trabalhadores braçais, o município começava a ganhar corpo e criar sua identidade típica.

A cidade possui muitas cooperativas e indústrias: USINAVI (Açúcar e Álcool), COPASUL (Algodão, Soja, Milho), Bertin e Mercosul (Frigorífico), assim como muitas outras indústrias e empresas, divididas por diversas áreas, por exemplo: montagem de bicicletas, produção de suplementos naturais, indústria de café, erva-mate, coalho. Atualmente a economia do município é forte na pecuária, cana-de-açúcar e lavoura branca: milho, soja, algodão, feijão, etc.

Alguns dos fatos ocorridos de maneira cronológica em Naviraí podem demonstrar melhor o desenvolvimento que esta cidade sofreu desde os primórdios de sua colonização. Em 1952 é criada a colonizadora Vera Cruz LTDA. Meados de abril aterriza o primeiro avião trazendo as primeiras pessoas. As primeiras famílias iniciaram a construção dos seus ranchos (sapê e tronco) onde hoje é o Rancho São Lucas.

Em 1956 as primeiras salas de aula são construídas. Em 1958 a cidade é elevada ao posto de distrito, tendo como primeiro escrivão Belirio Pereira de Souza e como subdelegado de polícia Antônio Augusto dos Santos. O de Paz responsável era José Cândido de Castro. Em 1963, o distrito de Naviraí passa então a emancipação político-administrativo, se tornando um município. O projeto de criação do município foi do deputado federal Weimar G. Torres.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Caminho do Acordo’ realiza mais de 600 atendimentos na Aldeia Te’yi´kue

Mesmo criticado, Grêmio mantém os 100% na Sul-Americana e Vasco vence a 1ª em São Januário

Motorista é preso na BR-262 com 25 Kg de cocaína que levaria a MG

Corinthians sai no lucro com gol no fim e empata com América em Cali pela Sul-Americana

Notícias mais lidas agora

Após licitação marcada por denúncias, MPMS vai pagar R$ 24,6 milhões em data center

Evento realizado na Santa Casa

Com déficit de R$ 13 milhões e superlotação, Santa Casa atribui crise ao subfinanciamento do SUS

Autor de feminicídio a golpes de pá contra a própria mãe fica em silêncio durante audiência

Bolsonarismo abre trincheira na Câmara contra PEC da Segurança, aposta do governo Lula na área

Últimas Notícias

Polícia

Polícia Rodoviária Federal apreende 133 Kg de skunk em Corumbá

Questionado sobre as informações da viagem e da carga

Brasil

Receita recebe mais de 10 milhões de declarações do IR

O número equivale a 21,69% do total esperado para este ano

Polícia

Polícia recupera motocicleta furtada e prende dupla por receptação e tráfico de drogas

Ambos foram presos em flagrante pelos crimes de receptação e tráfico de drogas

Brasil

Relator do marco temporal, Mendes recebe representantes de indígenas

Mendes é relator das ações protocoladas pelo PL