Morre Roberto Gallo, responsável pela cenografia do Bioparque Pantanal

Roberto Alves Gallo morreu na manhã desta terça em decorrência do rompimento de uma artéria do coração
| 18/07/2023
- 22:09
Bioparque-Pantanal-Roberto-Gallo
Roberto Alves Gallo no Bioparque Pantanal. (Divulgação, Governo MS)

O cenógrafo Roberto Alves Gallo morreu na manhã desta terça-feira (18), em decorrência do rompimento de uma artéria do coração. O também artista plástico foi responsável pela cenografia dos tanques do Bioparque Pantanal.

Por ele foram harmonizadas a fauna e a flora das regiões representadas no maior aquário de água doce do mundo.

Nascido em Campinas, , em 15 de maio de 1957, Gallo falava com alegria e entusiasmo do trabalho realizado no complexo, em especial quando relatou a cenografia do tanque que representa a Lagoa Misteriosa.

 

“É uma integração da arquitetura com o meio ambiente, ultrapassa um cenário, é uma arte viva”, revelou.

Sempre muito conectado com a natureza, o profissional buscou fazer com que as pessoas se sentissem parte do ambiente, para isso representava os detalhes com realismo, deixando cada recinto o mais próximo possível do natural.

Utilizava elementos da própria natureza como folhas, galhos secos e pedras, mas também elementos artificiais como pedras feitas com cimento.

 

“Tudo o que fazemos levamos em consideração o bem-estar de cada peixe, é importante que eles se sintam bem e felizes, o respeito com cada animal é a essência de tudo. Eu me sinto parte disso aqui”, disse em entrevista.

Roberto Gallo trabalhou com paisagismo e obras desde 1975. Ao longo de sua carreira, introduziu elementos artísticos no trabalho de paisagismo e vice-versa, o que é evidente nas suas esculturas de rochas artificiais, artes plásticas e jardins.

Foi a partir de 1996, em Ubatuba, que o artista passou a trabalhar na construção de cenografia para aquários marinhos e outros habitats, como lagos, cachoeiras, aquários de água doce, onde introduziu as esculturas de rocha artificial.

 

Seu currículo conta com trabalhos realizados no Aquário Marinho do (AQUA RIO), Oceanic Aquarium e Aquário de Ibatuba. Em 2018, realizou a cenografia do Caminho do Rosário, no Santuário Nacional de Aparecida.

Veja também

As novas estações devem possibilitar uma análise mais detalhada das mudanças climáticas em MS

Últimas notícias