Morre aos 101 anos, Renato Francisco Lopes, último descendente de Guia Lopes da Laguna

Velório será na Câmara Municipal da cidade

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Renato Francisco Lopes junto da família (Arquivo pessoal)

Morreu neste domingo (17) o último descendente direto de José Francisco Lopes, o Guia Lopes da Laguna. A informação foi confirmada por um familiar. O velório será na Câmara Municipal da cidade.

Renato Francisco Lopes estava em Campo Grande na casa da filha onde morava por conta da idade avançada. Após a morte, seu corpo foi liberado na manhã deste domingo para ser levado à Guia Lopes. O horário do velório e enterro ainda não foram definidos. Renato é fruto de um dos romances que mais embalaram a guerra do Paraguai, neto de Guia Lopes e Rafaela Senhorinha que lutaram bravamente durante os conflitos.

José Francisco e Rafaela Senhorinha tiveram sete filhos. Ela foi sequestrada pelos paraguaios com suas crianças e ficou cinco anos presa. Quando voltou, soube que o marido havia morrido e só ficou a saúde de quem partiu.

José era o último neto de Senhorinha, que mantinha a história viva na cidade. As terras de seu avô tinha mais de 46.000 hectares, as fazendas deixadas foram vendidas e doadas, e deram início às cidades da região de Guia Lopes da Laguna.