Cultuada no Paraguai como santa de muitos milagres, a Virgem de Caacupé, que no Brasil também é conhecida como Nossa Senhora da Conceição, foi mais uma vez reverenciada pela comunidade paraguaia de Dourados na manhã desta sexta-feira (8).

Uma missa realizada na Praça Paraguaia, no Jardim Independência, marcou a data e reuniu devotos. A celebração foi feita pelo padre Teodoro Benitez, que conclamou a comunidade para fortalecer os laços com a Virgem de Caacupé.

O padre também enalteceu a importância da cultura paraguaia não só para o País que faz fronteira seca com o Mato Grosso do Sul, como também para todo o Brasil. “Somos nações irmãs com lações de amizades que precisam ser cada vez mais estreitados”, disse.

A leitura do Evangelho, um dos rituais católicos, foi feita em português e também em guarani. No ofertório foram entregues uma cesta de chipa e sopa paraguaia e também uma cuia de tereré ao som de polca paraguaia.

“São símbolos fortes que representam o nosso povo e que também são bastante conhecidos no Brasil”, disse o padre relembrando que há 27 anos participa da celebração em homenagem a santa.

“Estou bem emocionada em poder estar aqui novamente, rendendo minhas homenagens a Virgem de Caacupé, a quem devo algumas graças que me foram concedidas e que transforam a minha vida”, disse uma fiel da santa à reportagem do Jornal Midiamax.

Serviços de saúde

No mesmo local em que acontece a celebração católica, a prefeitura oferece serviços gratuitos na praça como vacinação para adultos, aferição de pressão, teste de glicemia e atendimentos odontológicos com o Odontomóvel.

Durante a semana foram feitos mutirões de limpeza na região. Ainda segundo a administração haverá brincadeiras para as crianças e vacinação antirrábica para cães e gatos e também a solenidade de assinatura do decreto Empreende Dourados, pelo prefeito Alan Guedes (PP).