Um menino de nove anos foi atingido por um raio enquanto brincava com uma poça de água, no bairro Rouxinóis, em Campo Grande. Na ocasião, desmaiou e foi socorrido por um coletor de resíduos, que o pegou no colo e foi bater no portão da casa dele. A criança teve alta médica após cinco dias e agora já está em casa, porém, a mãe fala que o susto foi muito grande e faz um alerta aos pais e responsáveis.

“Faltavam apenas três casas para chegar na nossa e, inocentemente, o Murilo [Tavora Barros] estava brincando na poça de água. Já tinha ocorrido uma chuva forte e ele estava na rua de casa quando começou a chover de novo. Deu o primeiro trovão, ele foi atingido pela descarga elétrica e ficou caído lá, desmaiado. Foi o gari quem pensou em socorrer o meu filho. Ele não se importou com nada. Só foi lá e ajudou”, afirmou a mãe, a atendente Karys Aline.

Segundo a mãe, o fato ocorreu por volta das 17h30. “Foi tudo muito rápido e tenho certeza que vale o alerta aos pais. Na sequência, ele desmaiou e o raio atingiu o quadril e as pernas. Ele não conseguia levantar e nem se mexer, estava adormecido. E fez um corte na cabeça também. Eu coloquei ele no carro e fui para UPA [Unidade de Pronto Atendimento] Universitário, distante umas oito quadras de casa. Só que, enquanto isso, liguei para o 192 e me encheram de perguntas, sem necessidade”, lamentou.

Menino não se mexia e diz que quadril doía muito

Já na UPA, a mãe disse que ficou lá por cerca de duas horas e depois foi para a Santa Casa, onde o menino ficou no decorrer da última semana e teve férias na última sexta-feira (1°). “No caminho, ele estava consciente, só que sem se mexer e dizia que o quadril doía muito. Depois, na Santa Casa, foi muito bem atendido pelos médicos e enfermeiras. Teve queimaduras internas, porém, superficiais. Não chegou ao ponto de perder algum membro, graças a Deus”, contou a mãe.

Para finalizar, a mãe disse que o susto foi grande, não só na casa dela, mas, em toda a rua. “Pode acontecer com qualquer um. Naquele momento era uma criança inocente e saudável, brincando em uma poça de água. É algo que até faz parte da da gente, de brincar ali na chuva, mas, é necessário tomar cuidado”, finalizou Karys.

O que fazer para não ser atingido por um raio?

  • Fique em casa durante uma tempestade, se possível
  • Não estenda em varais de arame durante a tempestade
  • Fique afastado de cercas, alambrados, linha telefônicas ou elétricas e estruturas metálicas
  • Não manipule materiais inflamáveis em recipientes abertos
  • Não operar tratores ou máquinas, especialmente, para rebocar equipamentos metálicos
  • Se você estiver viajando permaneça dentro do automóvel; os automóveis oferecem uma excelente proteção contra raios
  • Busque refúgio no interior de edifícios
  • Mantenha-se longe de árvores isoladas
  • Não permaneça dentro d’água durante as tempestades
  • Em casa, permaneça longe de portas e janelas
  • Evite áreas altas, busque refúgio em lugares baixos
  • Durante uma tempestade, não utilize aparelhos eletrodomésticos, mantenha-os desligados das tomadas e, também, desconecte da antena externa o televisor, assim você estará reduzindo danos
  • Use o telefone somente em uma emergência, os raios podem alcançar a linha telefônica aérea

Fonte:

Saiba Mais