Prepare-se: Com 43°C, Mato Grosso do Sul terá dia mais quente da onda de calor

Chegada de frente fria pode diminuir as temperaturas no fim de semana

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
umidade sol calorão
Mato Grosso do Sul está sob dois alertas do Inmet. (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

O calor não dá trégua e predomina em todo Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (16), com o dia mais quente da onda de calor. A previsão é de tempo estável, com sol e variação de nebulosidade devido à atuação da alta pressão atmosférica em médios níveis da atmosfera. As temperaturas chegam a 43°C, principalmente na região pantaneira e sudoeste.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), chuvas não estão descartadas, de fraca a tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. As instabilidades ocorrem devido ao intenso fluxo de calor e umidade, avanço de cavados, aliado ao aquecimento diurno, com destaque nas regiões centro-sul e sudoeste.

Além das altíssimas temperaturas, a umidade relativa do ar marca índice crítico, entre 10 e 30%. Portanto, a orientação é beber bastante água, e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes e secas do dia.

Campo Grande amanhece com mínima de 28°C e terá máxima de 39°C, também com chances de chuvas rápidas. Dourados tem mínima de 26°C e máxima de 40°C. Ponta Porã começa o dia com 25°C e máxima de 38°C.

No sudoeste do Estado, Porto Murtinho terá mínima de 30°C e máxima de 43°C. No Pantanal, os termômetros em Corumbá chegam a 42°C. Ao norte, Coxim terá mínima de 24°C e máxima de 42°C. No bolsão, Paranaíba alcança 41°C.

Mudanças no tempo

A partir de sábado (18), com maior probabilidade de ocorrência entre domingo (19) e segunda (20), a aproximação de uma frente fria deverá quebrar o bloqueio atmosférico e favorecerá chuvas e tempestades no Estado.

Conteúdos relacionados

chuva