Mato Grosso do Sul marcou duas extremidades nas últimas 24h: de mais quente e chuvoso do Brasil, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). Enquanto extremo sul do Estado registrou volume acima de 100 milímetros de chuva, a região sudoeste pontuou calor de 40°C.

Cidades do Estado estão no pódio de maior temperatura registrada na quarta-feira (22). Porto Murtinho continua sendo a região mais quente de MS e do país, com os termômetros em 40,2°C. Corumbá pontuou a 3ª maior temperatura do dia, com máxima de 39,5°C.

Também estão na lista os municípios de (38,4°C), (38,2°C) e o distrito pantaneiro Nhumirim (38°C).

Chuva significativa

Os maiores volumes de chuva tiveram destaque ao sul do Estado. registrou 113,6 milímetros nas últimas 24h. O balanço do Cemtec indica que Sete Quedas pontuou volume de 55,6 mm, em seguida está Água Clara (43,8 mm) e Iguatemi (36 mm).

Tempestade

O tempo instável permanece no Estado. Nas próximas horas a previsão indica mais chuvas, com tempestade acompanhando raio, rajadas de vento e granizo. Pode chover entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao dia, com intensos de 40 a 60 km/h.

O aviso amarelo, que indica grau de severidade de perigo potencial, está válido até 10h de sexta-feira (24). A condição favorece risco de corte de elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.