Mato Grosso do Sul foge à regra nacional e prazo para renovar CNH em 30 dias voltou desde 2022

Detran alerta para que condutores fiquem atentos aos prazos regionais; prazo para renovação voltou a ser de 30 dias

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Carteira Nacional de Habilitação, Ilustrativa – (Foto: Divulgação / Detran – MS)

O prazo para renovar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) voltou a ser de 30 dias após o vencimento. A medida vale em todo território nacional desde o início do ano, mas em Mato Grosso do Sul o período antigo foi retomado há cerca de um ano, em janeiro de 2022.

Durante os momentos mais críticos da pandemia de Covid-19, o motorista tinha oito meses para renovar a habilitação. Segundo o Detran, 1.101.651 CNH´s venceram no Estado entre janeiro de 2020 e dezembro de 2021, período de suspensão de renovação em 30 dias.

Diante disso, o Detran-MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul) alerta os sul-mato-grossenses para os prazos locais, diferentes de datas nacionais ou de outros estados. 

A multa para quem é pego dirigindo com CNH vencida é de R$ 293,47 e sete pontos na carteira.

Segundo o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, cerca de 20% dos motoristas sul-mato-grossenses estão com a carteira expirada, o que considera um número pequeno na comparação com outras unidades federativas. “Pedimos que os condutores se regularizem”, orienta Rudel.

Como renovar a CNH?

Os condutores podem solicitar a renovação da CNH antes do vencimento. Em Mato Grosso do Sul o pedido pode ser feito por aplicativo ou pelo site www.meudetran.ms.gov.br.

O prazo para vencimento da CNH passou a ser de dez anos para pessoas entre 18 e 49 anos, cinco anos entre os motoristas de 50 a 69 anos e de três anos para cidadãos acima de 70 anos.

Conteúdos relacionados