Uma pareceria realizada entre a prefeitura de Dourados e a Justiça do Trabalho, através do juiz Márcio Alexandre, da 2ª Vara, possibilitou o atendimento de mais de 900 crianças indígenas. A ação aconteceu na escola Tengatuí Marangatú, na Aldeia Jaguapiru, Reserva Indígena de Dourados.

As crianças passaram por exames físicos e receberam orientações sobre a prevenção e cuidados com a saúde. As atividades foram divididas em dois períodos, na manhã foram atendidas cerca de 300 crianças e à tarde outras 400, todas com idades entre 4 e 14 anos.

O gerente de atenção à saúde do Hospital da Vida, Anderson Lima, ressalta que na ação é realizada a anamnese, e exames para identificar possíveis doenças ou alterações nas crianças.

“Através desses exames físicos podemos identificar alguma alteração nas crianças e, nesse caso, encaminhar para atendimento de referência para que recebam o tratamento adequado. Além das orientações e cuidados que estamos passando a elas”, afirma o enfermeiro.

“Cada criança que passa pela triagem também recebe uma lembrancinha como incentivo, para que possam entender que cuidar da saúde é algo positivo e que deve ser feito sempre”, explica a assessora Jurídica da Funsaud, Adriana de Carvalho Silva.