8.200 indígenas das aldeias Amambai, Limão Verde e Jaguari foram atendidos em emissões de certidão de nascimento, carteira de identidade, CPF e título de eleitor nos últimos dias 25 e 26 de agosto, durante o 2º MS Em Ação: Segurança e Cidadania, realizado pelo Governo do Estado por meio da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e com o apoio da Setescc, em Amambai.

De acordo com o Governo do Estado, ao todo, foram emitidos 2.181 documentos, sendo 1.666 no dia 25 e 515 no dia 26 de agosto, sendo este, o serviço mais procurado pela população indígena. “Das pessoas que estiveram aqui muitos tinham somente o Rani, que é o registro administrativo da Funai e alguns, não tinham nada de documentos, fazendo com que essas pessoas simplesmente não existissem para o Estado Brasileiro”, pontua o Defensor Público Lucas Pimentel.

A dona de casa Tatiana Lopes, por exemplo, levou a filha de 4 meses para ser atendida por um médico pediatra, que é da Polícia Militar. “Na aldeia a gente não tem condições de pagar um pediatra e essa ação está sendo muito importante para nós aqui”, disse ela.