A substituição das parabólicas tradicionais pela nova parabólica digital já pode ser realizada gratuitamente em Campo Grande e mais sete cidades do Mato Grosso do Sul. Mas você entendeu o motivo dessa troca? Quer saber se você tem direto? Ou como vai receber a nova antena? Confira o guia completo nesta reportagem.

Em Mato Grosso do Sul, o serviço está disponível para cerca de 48,3 mil famílias. Para 5,8 mil delas, moradoras de Campo Grande, o agendamento está aberto desde outubro de 2022.

Em 27 fevereiro de 2023, mais 42,5 mil famílias passaram a ter direito ao benefício: Dourados (22,5 mil), Três Lagoas (11,8 mil), (2,6 mil), (2,3 mil), Deodápolis (1,4 mil), (1,1 mil) e Douradina (607). Até o dia 3 de março, 931 famílias tiveram suas parabólicas substituídas no Mato Grosso do Sul.

Como saber se tenho direito em MS?

Para ter direito ao kit digital, é necessário estar inscrito em algum programa social do e ter uma parabólica tradicional instalada e funcionando. Para saber se têm direito à instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital, ligue para 0800 729 2404 ou acesse o link com o número do CPF ou do NIS em mãos. Caso tenha direito e o agendamento já esteja liberado para sua cidade, poderá fazer a solicitação.

Por que é necessário mudar?

A mudança é necessária porque a tecnologia 5G está sendo implementada no Brasil e utiliza a mesma faixa da rádio frequência do sinal de TV transmitido para as parabólicas tradicionais ( C). Quando o sinal 5G é ativado, as parabólicas tradicionais instaladas próximas ao ponto de transmissão da nova tecnologia passam a sofrer interferências e podem até parar de funcionar. Quem não fizer a substituição do equipamento pode ficar sem ver TV.

Quem precisa trocar os equipamentos?

Todas as famílias que assistem TV por meio da parabólica tradicional precisam substituir seus equipamentos. É necessário substituir a parabólica tradicional – aquela que é grande e feita de tela, toda furadinha – por uma parabólica digital, que é menor e feita de chapa. Também é necessário trocar o receptor, o aparelho instalado ao lado da TV, por um modelo mais recente e capaz de receber o sinal digital de TV transmitido da Banda Ku. Quem assiste TV aberta com local usando uma antena no formato de ‘espinha de peixe', ou a antena digital interna, ou é cliente de TV paga, não precisará fazer nada.

Quando a mudança vai acontecer na minha cidade?

O sinal digital transmitido via satélite (Banda Ku) já está disponível em todo o Brasil. Portanto, todos já podem fazer a substituição da parabólica tradicional pela nova parabólica digital e começar a aproveitar os benefícios dos novos equipamentos, como a melhor qualidade de imagem e som. O que acontece gradativamente é a instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital. O agendamento e a instalação ainda não estão disponíveis para todas as cidades. Para saber quais municípios já estão com a agendamento liberado, acesse esse LINK.

Teremos mais canais à disposição?

É possível que encontre novos canais disponíveis em sua região, pois muitas emissoras locais passaram a transmitir sua programação para a nova parabólica digital, e antes não transmitiam para a parabólica tradicional. Acesse esse link e conheça todos os canais disponíveis para a nova parabólica digital.

Eu retiro o kit em algum lugar?

Não, o beneficiário que tem direito à instalação do kit gratuito deve fazer o agendamento pelo número 0800 729 2404 ou pelo site sigaantenado.com.br. Os instaladores da Siga Antenado vão até a residência dos beneficiários no dia agendado.

O técnico pode cobrar pela instalação do kit gratuito?

Não. A instalação do kit fornecido pela Siga Antenado é gratuita, assim como todos os materiais utilizados. Em caso de dúvida ou denúncia, ligue imediatamente para o número 0800 729 2404.

A distribuição está sendo realizada pelo governo? Quem está distribuindo?

A instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital está sendo realizada pela Siga Antenado, entidade não governamental e sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações.

O que vem no kit gratuito?

O kit gratuito é composto por uma parabólica digital, um receptor, um controle remoto com pilhas e os cabos necessários para conectar os equipamentos ao televisor.

Como funciona o agendamento?

Ao entrar em contato pelo 0800 729 2404 ou pelo site Siga Antenado, você responderá a um questionário para identificar se tem direito ao kit. Após essa etapa, você será direcionado para um de nossos atendentes e escolherá uma data para que o técnico vá até sua residência, verifique a existência da parabólica tradicional instalada e em funcionamento e já faça a substituição dos equipamentos.

Devo entregar minha antena antiga para o técnico?

Não, a antena parabólica antiga é uma propriedade particular. Como ela não terá mais uso, recomendamos que destine o equipamento para reciclagem.

Como identificar os técnicos da Siga Antenado?

Os instaladores da Siga Antenado não trabalham uniformizados. Mas você pode solicitar sua identificação e ele poderá fornecer as informações de seu cadastro, que constarão na ordem de serviço recebida pelo profissional.

Eu mesmo posso fazer a instalação?

Os kits gratuitos devem ser instalados pelos técnicos da Siga Antenado. Caso adquirida seu kit em lojas de eletrônicas ou pela internet, recomendamos que procure por um profissional capacitado para fazer a instalação. O procedimento é simples, mas exige conhecimentos técnicos para posicionar a parabólica de maneira correta e apontá-la na direção do satélite, além de treinamentos e equipamentos para subir no telhado com segurança.