Mais de 350 pessoas foram atendidas durante o “Dia D” de ao bucal nesta quarta-feira (08) na Praça Ary Coelho, em . O atendimento realizado pela prefeitura é feito na Semana de Prevenção ao Câncer Bucal como forma de prevenção.

De acordo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), neste ano são esperados 70 novos casos de câncer da cavidade oral em Campo Grande, sendo 50 para homens e 20 para mulheres. Já em 2022, foram diagnosticados 89 casos de câncer de boca e orofaringe, sendo 67 em homens e 22 em mulheres, conforme levantamento feito junto ao Sistema de Informação de Câncer (SINCAN). A maior incidência está entre a faixa-etária de 50 a 74 anos.

Segundo a coordenadora da coordenadora da CRAO/Sesau (Rede de Assistência Odontológica da Sesau), Christiane Saliba, na ação foram identificados 58 pacientes que apresentaram lesões na boca com necessidade de investigação mais aprofundada. Os pacientes tiveram os dados coletados para serem encaminhados aos serviços especializados via sistema de regulação.

“Estes pacientes serão direcionados aos Centros de Especialidades para acompanhamento com estomatologista e/ou com cirurgião bucomaxilo que serão responsáveis por fazer o devido acompanhamento do caso e estabelecer o tratamento mais adequado”, explica.