Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mais de 30 mil famílias aguardam em fila de adoção por bebê abandonado em Campo Grande

Famílias de outros países estão entrando em contato para adotar o menino, disse juíza da Vara da Infância, da Adolescência e do Idoso
Mariane Chianezi -
recém-nascido
Recém-nascido foi encontrado em caixa de papelão (Fotos: Ranziel Oliveira/Jornal Midiamax/ Divulgação CBMMS)

A fila de adoção com interesse no encontrado em caixa de papelão nesta quarta-feira (1º) passa de 30 mil famílias habilitadas no sistema nacional. Conforme a juíza Katy Braun do Prado, da Vara da Infância, da Adolescência e do Idoso de , há famílias inclusive de outros países que entraram em contato querendo dar um lar ao menino.

Conforme a titular da Vara da Infância, da Adolescência e do Idoso de Campo Grande, o telefone não tem parado de tocar com famílias interessadas no bebê, mas ela explica que há outras com mais tempo na fila e que têm a prioridade.

“Temos recebido muitos telefonemas, mas estamos avisando as pessoas que já há cerca de 30 mil famílias habilitadas aguardando serem chamadas para adotar o pequeno”, disse. Ela explica que as ligações de fora do país aconteceram com a repercussão do caso. “Souberam por familiares de Campo Grande e manifestaram interesse”, afirmou a juíza.

Katy Braun do Prado explicou à reportagem que agora a família biológica da criança será procurada, para verificar se eles têm o interesse no bebê e se têm condições de ficarem com ele. “Se não tivermos sucesso, convocaremos a família mais antiga do sistema nacional de adoção que se habilitou para adotar um filho com as características desse bebê”, afirmou.

recém-nascido encontrado abandonado em uma caixa de papelão, na tarde de quarta-feira (1º), em Campo Grande, no Bairro Aero Rancho, passa bem e está no HRMS (Hospital Regional de Campo Grande).

Como adotar

Os interessados em adotar devem procurar a Vara da Infância, da Juventude e do Idoso. A família interessada deverá realizar o CPA (Curso de Preparação à Adoção).

Segundo informações disponíveis no site do TJMS (Tribunal de Justiça), o curso de preparação à adoção é destinado a interessados em conhecer a adoção e aberto à comunidade. “A participação nos encontros é requisito obrigatório para o de futura adoção. O curso visa aumentar o número de pessoas interessadas em adoção e, assim, reduzir o número de crianças e adolescentes em abrigos”, detalha.

Para mais informações, clique aqui.

Entrega voluntária à adoção

O TJMS tem o projeto Dar à luz, que consiste na entrega voluntária e legal do bebê à adoção. Uma série de alterações na legislação ocorreu nos últimos anos com o intuito de proteger a mulher contra o preconceito social que se observa quando ela manifesta esta intenção, bem como para promover que a criança seja entregue para colocação em nova família com intermediação da Justiça e não de terceiros.

A ideia do projeto, conforme detalhado, surgiu diante da grande quantidade de mulheres que abandonam seus filhos ou procuram desconhecidos para assumirem sua criação, por não saberem que entregar um filho à adoção não é crime.

O Projeto “Dar à luz” consiste no atendimento da gestante ou puérpera que manifesta o desejo de entregar o filho para adoção; visa à orientação psicossocial e jurídica da gestante ou para a tomada, livre e consciente, da decisão a respeito do destino da criança, a fim de evitar abortos clandestinos, o abandono material ou o infanticídio, garantir a colocação regular da criança em família substituta, sem perder de vista o devido amparo à saúde, à qualidade de vida, ao bem-estar da mulher durante a gestação, no parto e no pós-parto.

O Poder Judiciário é o órgão competente para gerir as questões referentes à entrega de uma criança e posteriormente o respectivo processo de adoção. Para mais informações, clique aqui.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Lula cita ‘truco’ para criticar posição de Trump sobre tarifaço

Festas julinas, obra e eventos religiosos interditam ruas de Campo Grande neste fim de semana

Campo Grande fecha acordo para retomar plano de revitalização da Rotunda

Repronutri 2025 reunirá especialistas para debater o futuro da pecuária em MS

Notícias mais lidas agora

Campo Grande era centro de distribuição de drogas de grupo alvo da PF

Município aponta falhas técnicas e pede anulação de perícia paga pelo Consórcio Guaicurus

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

Prefeito de Coxim é multado por tentar ‘driblar’ Justiça Eleitoral na época de campanha

Últimas Notícias

Cotidiano

‘CCZ nas ruas’ oferece atendimentos gratuitos na Associação de Moradores do Coophavilla II nesta sexta

Haverá coletas de materiais para diagnóstico de leishmaniose em cães, além da avaliação de suspeitas de lesões por esporotricose em felinos

Brasil

Barragem em Brumadinho tem nível de emergência elevado; famílias do entorno são evacuadas

Dez famílias estão em área considerada perigosa

Cotidiano

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

Fieis pediam orientação ao arcebispo sobre participação em tal movimento

Política

Assinatura do contrato da PPP do Hospital Regional deve acontecer em março de 2026, prevê governador

Um dos objetivos da Parceria Público-Privada é construção de novo prédio e aumento de leitos em 60%