Na manhã deste sábado (28), um mutirão na Defensoria Pública atendeu 266 pedidos de famílias que recorreram à ação para conseguirem vagas em escolas e creches para os filhos em Campo Grande. A maior demanda dos pedidos eram por vagas em EMEI (Escolas Municipais de Educação Infantil).

Defensora pública Débora de Souza Paulino | Foto: Marcos Ermínio, Midiamax

Até o momento em que a reportagem esteve no local, cerca de 50 pessoas ainda aguardavam atendimento.

Conforme informou coordenadora do Nudeca (Núcleo da Infância e Juventude), defensora pública Débora de Souza Paulino, a maioria dos atendimentos foi por agendamento, que aconteceram presencial ou on-line, mas também houve demanda espontânea de famílias.

Uns dos moradores que compareceram na unidade do Centro da Defensoria Pública, Nathalia Santos Amorim e Maurício Cruz da Silva, esperam por vaga em EMEI para a filha, Elisa Emanuelly, há um ano.

“Ela tinha 4 anos quando procuramos a vaga perto de casa, mas direcionaram para outra unidade muito longe. Aí, ela acabou não estudando. É uma menina esperta, queria conseguir vaga para ela ter mais contato com outras crianças e desenvolver melhor”, afirmou a mãe.

Moradora das Moreninhas, a dona de casa Sthefany Aparecida foi junto com o marido Joubert Romulo ao mutirão. Ela comentou com a reportagem que os planos é voltar a trabalhar e uma vaga para a filha de 2 anos na EMEI a ajudaria.

“Preciso voltar a trabalhar, temos muitos gastos. E criança quando cresce, mais gastos tem. Eu fiquei sabendo desse mutirão pelas redes sociais e vim”, disse a dona de casa, que relatou ter vizinhos que estão passando pela mesma situação de não conseguirem vagas aos filhos nas unidades escolares.

Os pais que não passaram pelo mutirão, podem solicitar atendimento em qualquer mês do ano. O atendimento pela Defensoria Pública pode ser realizado de forma presencial ou virtual, conforme escolha do próprio usuário. Clique aqui.

Pais recorreram à Defensoria Pública para conseguir vaga em unidade escolar aos filhos | Foto: Marcos Ermínio, Midiamax