O Lago do Amor, próximo a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), recebe mutirão de limpeza no próximo sábado (24), das 13h às 17h. Além de servidores, moradores são convidados para participar da coleta de resíduos ou poluentes ambientais.

Alunos do 5º semestre do curso de ciências biológicas idealizaram a ação para promover preservação no cartão-postal de Campo Grande. Segundo a UFMS, a manutenção e o acompanhamento da limpeza no entorno e lago “são realizados periodicamente pelas equipes da universidade e também há o apoio de integrantes de projetos de pesquisa e extensão. O local está inserido no Plano de Manejo da Área de Preservação da Universidade, que prevê programas de gestão para conservação e manejo”.

Embora de responsabilidade da universidade, o diretor de Desenvolvimento Sustentável, Leonardo Chaves de Carvalho, reforça que o Lago do Amor precisa da preservação de todos, compartilhada com o poder público e sociedade.

O ponto turístico recebe constantes visitas e, para o estudante do curso, Matheus Sthanley Ferreira Firme, a falta de conscientização do releixo pesa na preservação.

“Um microplástico demora 450 mil anos para se decompor. Pesquisas recentes que trazem os impactos dele não só para o meio aquático, mas também para o meio terrestre e para a saúde humana. Se cada pessoa se dispuser a descartar de forma correta seus resíduos, essas ações somadas tomam proporções gigantescas, mudando uma região, cidade, estado, país, continente, o planeta”.

Os interessados em participar da ação devem comparecer ao portão 4 da UFMS, que fica na avenida Senador Filinto Müler, 1555, a partir das 13h. Os estudantes receberão certificado de extensão. Clique aqui e faça a inscrição prévia.