Pular para o conteúdo
Cotidiano

Justiça decide que plataforma tem que assinar carteira de trabalho de entregadores em todo Brasil

Decisão é do TRT4 e abrange todo o Brasil
Aliny Mary Dias -
Ilustrativa (Foto: Arquivo / Midiamax)

Uma decisão do TRT4 Região (Tribunal Regional do da 4ª Região) determinou que a empresa de entrega por aplicativos, Rappi, assine a carteira de trabalho de entregadores em todo o Brasil. A decisão sustenta que os trabalhadores cumprem regras que configuram vínculo empregatício e, por isso, são considerados funcionários da plataforma.

De acordo com o Correio Braziliense, a decisão é da turma do TRT sediado em . Para os magistrados, ficou claro no decorre do processo que a empresa impõe disciplina, ordens e obriga o cumprimento de carga horária pelos entregadores, que atuam para restaurantes cadastrados na plataforma.

Entre as regras que os motoentregadores precisam seguir estão a proibição de falar gírias durante a prestação do serviço, detalhes de como acondicionar os alimentos e uso de vestimentas exigidas. O tribunal destaca ainda que entregadores eram obrigados a pegar no mínimo pelo menos três pedidos solicitados por aplicativo, o que obriga o cumprimento de carga horária.

Ainda de acordo com o entendimento da turma, quem não obedecesse às regras era punido, com menos acionamentos, o que resultava em diminuição da renda. A decisão determina que a Rappi deve assinar carteira de trabalho de entregadores em todo o país, além de pagar equivalente a 1% do faturamento da empresa no Brasil em 2022, a título de danos coletivos.

A plataforma Rappi ainda não se manifestou a respeito da decisão, que ainda cabe recurso.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Idosos representam 14,18% da população de Mato Grosso do Sul

Ao anunciar Lei Magnitsky, Scott Bessent diz que Moraes promove ‘caça às bruxas’

jacquin saiu do masterchef ele volta

Jacquin não volta para o ‘MasterChef’? Saiba o real motivo por trás do afastamento do jurado

Índia diz que tomará todas as medidas para proteger seus interesses após tarifa de 25% dos EUA

Notícias mais lidas agora

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

Prefeita anuncia mais cortes de gastos em secretarias de Campo Grande

gnv

MS Gás terá que explicar à União valores cobrados pelo gás canalizado e GNV

Últimas Notícias

Brasil

Aeronave da FAB cai no interior de São Paulo

Não há registro de feridos

Economia

Confiança do empresário do comércio de Campo Grande cresce após quatro meses em ‘zona negativa’

Com 100,3 pontos alcançados, o resultado representa uma alta de 2,7% em relação ao mês anterior

Transparência

‘Nota Zero’: MPF arquiva inquérito e conclui que empresa não fraudou licitação da SED

Caso envolvendo a SDI Informática e Construções LTDA foi arquivado

Política

‘Trump não tem muito juízo’: Dagoberto Nogueira critica aplicação da Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes

Medida prevê sanções como proibição de entrada no país e bloqueio de bens e contas bancárias nos Estados Unidos