Pular para o conteúdo
Cotidiano

Justiça concede liberdade a indígenas detidos em retomada de terras em MS

Indígenas foram liberados e não deverão pagar fiança, segundo a decisão
Dândara Genelhú -
indígenas
Foto: Reprodução; Apib.

Os três indígenas detidos durante retomada de terras da Fazenda Doinho, em , tiveram soltura concedida. A Justiça publicou decisão que concede liberdade aos dois homens e uma mulher, autuados na sexta-feira (3) durante ação da Polícia Militar.

O Ministério público emitiu parecer contrário à prisão dos indígenas. Enquanto a requereu liberdade provisória dos autuados.

A juíza substituta Monique Rafaele Krieger assina a decisão. Os três indígenas foram presos em e tiveram pedido de prisão preventiva. Além disso, o delegado de polícia arbitrou fiança de R$ 2.640 para cada detido.

Assim, a juíza não reconheceu a necessidade de decreto da prisão preventiva. “Os autuados não possuem antecedentes criminais”. Também citou a manifestação do Ministério Público: “A gravidade do crime e suas peculiaridades fáticas, não justificam a manutenção cautelar do cárcere”.

Logo, o Ministério Público destacou que os autuados possuem residência fixa. “Quanto à fiança arbitrada pela autoridade policial, não deve ser mantida”, decidiu a juíza.

Monique aplicou “medida cautelar de comparecimento mensal em juízo para informar o endereço e justificar suas atividades”. Por fim, pediu alvará de soltura imediato para os indígenas.

Indígenas denunciam

Em nota, a Apib (Articulação dos Povos Indígenas) afirma que “imediatamente a polícia cercou os indígenas e está ameaçando realizar um sem ordem judicial”.

A Polícia Militar confirmou que equipes estiveram no local. Contudo ainda não há detalhes sobre a atuação na ocupação.

Segundo a assessoria do MPF (Ministério Público Federal), o órgão em — responsável pela região de Rio Brilhante — “está ciente da situação e já começou a atuar”. Além disso, a Apib acionou “a defensoria pública, a sexta câmara do ministério público e demais autoridades responsáveis”.

Por fim, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) informou que o plantonista da 1ª Promotoria de Justiça de Rio Brilhante, promotor Jorge Ferreira, atende a ocorrência.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

FIDI abre 20 vagas para supervisor e agente administrativo hospitalar em Campo Grande

Marcada audiência para mecânico que matou família na BR-060 ser ouvido pela Justiça

Homem é condenado a dois anos de prisão por matar jovem após briga por cães em MS

Influenciador ‘toma’ pertences de luxo de convidados durante casamento; entenda

Notícias mais lidas agora

Grávida de 6 meses foi queimada viva e corpo encontrado em casa abandonada

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

axolote medicina cancer de mama 2

Cientistas descobrem novo superpoder de animal que vive no Bioparque Pantanal

Últimas Notícias

Polícia

Bebê morre asfixiado durante sono ao lado da mãe em MS

A vítima foi encontrada com os lábios roxos e sem sinais vitais

Cotidiano

Aposentados vão ao Parque dos Poderes em novo protesto contra desconto de 14%

Nesta terça-feira (15), servidores aposentados e pensionistas protestaram em frente à Governadoria

Cotidiano

Apagão da Claro deixa clientes sem sinal em Campo Grande e em regiões de MS

Apagão total no sinal durou cerca de 1 hora e serviço começou a ser retomado aos poucos

Política

Para evitar ‘sobras de demitidos’, vereadores votam projeto que regulamenta plano de saúde a temporários

Outro PL propõe a modernização do Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho, aumentando bolsa-auxílio e criando novas funções