Já separou o casaco? Tempo deve virar na quarta-feira com chuva e frio de 3°C em MS

Previsão indica tempo estável apenas no início da semana e chegada de nova frente fria

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
frio
Frio em Campo Grande (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Mato Grosso do Sul enfrenta mais de 25 dias em estiagem, as chuvas pouco significativas trazem a sensação de tempo seco. O início do inverno registra altas temperaturas, que ultrapassam os 30°C. Mas mudanças climáticas indicam virada no tempo a partir da tarde de quarta-feira (12), com chuvas e aproximação da frente fria.

Desta segunda-feira (10) a manhã de quarta, a previsão é de estabilidade, sol e variação de nebulosidade devido à atuação de circulação anticiclônica, que favorece o calor e tempo seco, conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

O fenômeno impedia chuvas na maior parte do Estado. Para se ter uma ideia, não houve registro com volumes acima de 1 mm. Desde o dia 14 de junho, Campo Grande, Três Lagoas, Corumbá e Dourados não registraram chuvisco. Entretanto, nas últimas 24h, Sete Quedas marcou volume de 20 mm.

Calor de 35°C

Apesar de madrugada e manhã com temperaturas mais amenas, o calor pode chegar aos 35°C, principalmente na região norte, como em Coxim. Os ventos de norte intensificam a sensação de calor. São previstas temperaturas mínimas entre 18 e 20°C para as regiões sul, leste e nordeste.

Para a região norte são esperadas mínimas entre 16 e 19°C e máximas de até 35°C. Em Campo Grande, mínima de 19°C e máximas de 32°C. Já no período da tarde prevalecem baixos valores de umidade relativa do ar, que podem variar entre 25% e 45% para o Estado. Por isso, recomenda-se beber bastante líquido e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia.

Os ventos atuam do quadrante norte com valores entre 30 e 50 km/h e pontualmente, podem ocorrer valores acima de 50km/h. Na quarta-feira, os ventos de noroeste ficam mais intensos, elevando a sensação de calor antes da chegada da frente fria.

A mudança acontece entre a tarde e noite de quarta a quinta-feira, com força da frente fria, aliada ao intenso fluxo de calor e umidade que favorece a formação de nuvens e chuvas. As condições quebram o bloqueio do tempo seco, com chances de chuvas de intensidade fraca a moderada, mas pontualmente forte em algumas regiões.

Queda nos termômetros

Depois da passagem, as temperaturas baixas serão acentuadas, principalmente ao sul, de 7°C a 9°C e máxima de 23°C, a partir de quinta-feira (13). Nas regiões norte e nordeste, são esperadas mínimas entre 13 e 16°C e máximas podem atingir os 28°C. Na região oeste do Estado as temperaturas mínimas ficam entre 12 e 16°C e máximas podem chegar até os 27°C. Em Campo Grande, mínima de 12°C e máxima de até 24°C. Os ventos atuam do quadrante sul com valores de 30 a 50 km/h e localmente podem atingir valores acima de 50 km/h.

As menores temperaturas devem ocorrer na sexta-feira (14) e no sábado (15), com valores entre 5 e 8°C, principalmente na região sul de Mato Grosso do Sul. “Contudo, pode-se esperar valores de temperatura mínima ainda mais baixa, entre 3 e 5°C. Em Campo Grande a temperatura mínima deverá ficar próxima aos 6 e 8°C”, destaca a previsão do Cemtec.

Chuva

A tendência meteorológica mostra que até o dia 18 de julho, são previstos acumulados de 5 mm ao extremo sul. O prognóstico destaca chuvas mais significativas na semana seguinte, entre 18 e 26 de julho, com acumulados de 20 mm ao sul e leste.

Conteúdos relacionados

lama