Mato Grosso do Sul enfrenta mais de 25 dias em estiagem, as chuvas pouco significativas trazem a sensação de tempo seco. O início do inverno registra altas temperaturas, que ultrapassam os 30°C. Mas mudanças climáticas indicam virada no tempo a partir da tarde de quarta-feira (12), com chuvas e aproximação da frente fria.

Desta segunda-feira (10) a manhã de quarta, a previsão é de estabilidade, sol e variação de nebulosidade devido à atuação de circulação anticiclônica, que favorece o calor e tempo seco, conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

O fenômeno impedia chuvas na maior parte do Estado. Para se ter uma ideia, não houve registro com volumes acima de 1 mm. Desde o dia 14 de junho, Campo Grande, Três Lagoas, Corumbá e Dourados não registraram chuvisco. Entretanto, nas últimas 24h, Sete Quedas marcou volume de 20 mm.

Calor de 35°C

Apesar de madrugada e manhã com temperaturas mais amenas, o calor pode chegar aos 35°C, principalmente na região norte, como em Coxim. Os ventos de norte intensificam a sensação de calor. São previstas temperaturas mínimas entre 18 e 20°C para as regiões sul, leste e nordeste.

Para a região norte são esperadas mínimas entre 16 e 19°C e máximas de até 35°C. Em Campo Grande, mínima de 19°C e máximas de 32°C. Já no período da tarde prevalecem baixos valores de umidade relativa do ar, que podem variar entre 25% e 45% para o Estado. Por isso, recomenda-se beber bastante líquido e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia.

Os ventos atuam do quadrante norte com valores entre 30 e 50 km/h e pontualmente, podem ocorrer valores acima de 50km/h. Na quarta-feira, os ventos de noroeste ficam mais intensos, elevando a sensação de calor antes da chegada da frente fria.

A mudança acontece entre a tarde e noite de quarta a quinta-feira, com força da frente fria, aliada ao intenso fluxo de calor e umidade que favorece a formação de nuvens e chuvas. As condições quebram o bloqueio do tempo seco, com chances de chuvas de intensidade fraca a moderada, mas pontualmente forte em algumas regiões.

Queda nos termômetros

Depois da passagem, as temperaturas baixas serão acentuadas, principalmente ao sul, de 7°C a 9°C e máxima de 23°C, a partir de quinta-feira (13). Nas regiões norte e nordeste, são esperadas mínimas entre 13 e 16°C e máximas podem atingir os 28°C. Na região oeste do Estado as temperaturas mínimas ficam entre 12 e 16°C e máximas podem chegar até os 27°C. Em Campo Grande, mínima de 12°C e máxima de até 24°C. Os ventos atuam do quadrante sul com valores de 30 a 50 km/h e localmente podem atingir valores acima de 50 km/h.

As menores temperaturas devem ocorrer na sexta-feira (14) e no sábado (15), com valores entre 5 e 8°C, principalmente na região sul de Mato Grosso do Sul. “Contudo, pode-se esperar valores de temperatura mínima ainda mais baixa, entre 3 e 5°C. Em Campo Grande a temperatura mínima deverá ficar próxima aos 6 e 8°C”, destaca a previsão do Cemtec.

Chuva

A tendência meteorológica mostra que até o dia 18 de julho, são previstos acumulados de 5 mm ao extremo sul. O prognóstico destaca chuvas mais significativas na semana seguinte, entre 18 e 26 de julho, com acumulados de 20 mm ao sul e leste.