O Brasil registra inverno mais quente que o normal para climatologia. Nesta terça-feira (27), imagens de satélite mostram a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica e massa de ar quente e seco, afastando as chances de chuva em Mato Grosso do Sul.

Com atuação de condições meteorológicas que favorecem a queda da baixa umidade do ar, o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) aponta índice entre 20 e 40%. Na segunda-feira (26), o menor índice foi de 21% em Costa Rica.

O monitoramento indica amplitude térmica, que é a diferença entre máxima e mínima, nas últimas 24h. amanheceu com mínima de 10,5°C, mas a evolução na temperatura chegou a 30,2°C, pontuando amplitude de 19,7°C; Nhecolândia, em Corumbá, registrou mínima de 15°C e os termômetros chegaram a 32°C; em seguida está Aquidauana com mínima de 15°C e máxima de 31°C no mesmo dia.

A madrugada desta terça-feira também marcou temperaturas geladas em Maracaju (9°C), (9,2°C), Paranaíba (10,4°C), Água Clara (10,6°C), (10,8°C), Amambai (11°C), Ribas do Rio Pardo (11,2°C) e Bonito (12°C).

Alerta

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta para 18 cidades do Estado, principalmente na região pantaneira e norte.

Estão no aviso válido até as 18h as cidades de Alcinópolis, Aquidauana, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caracol, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Jardim, Ladário, Miranda, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Rio Verde de Mato Grosso e Sonora.