Encerra, nesta segunda-feira (5), o prazo para os estudantes da (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) em situação de vulnerabilidade econômica solicitarem em junho. 

De acordo com a universidade, as requisições podem ser feitas durante todo ano letivo de 2023, já que o edital é de fluxo contínuo. Porém, o período de inscrições e envio de documentos termina no quinto dia de cada mês. 

A entrevista com a assistente social da UFMS é agendada entre 10 a 15 de todo mês e a previsão de pagamento da primeira parcela do auxílio é de até o décimo dia do mês seguinte à inscrição. 

O Auxílio Emergencial da UFMS é pago por três meses aos estudantes que sofreram mudanças bruscas de renda, podendo ser prorrogado uma vez em 2023 pelo mesmo período, caso o estudante continue em situação de vulnerabilidade e faça nova solicitação.

O valor do auxílio é de R$ 400 mensais, porém a quantidade se limita a 20 auxílios. 

Confira os critérios para receber o auxílio emergencial:

  • Renda per capita de até um mínimo e meio;
  • Não possuir curso superior;
  • Não receber nenhum auxílio ou subsídio da UFMS;
  • Possuir situações agravantes de vulnerabilidade como: desemprego próprio ou do provedor da família; 
  • Falecimento do provedor da família;
  • Doença grave presente da Lista da Organização Mundial de Saúde;
  • Risco social após rompimento de vínculos familiares; 
  • Mudança de município para realizar graduação.

Como fazer a inscrição?

A inscrição para pedir o Auxílio Emergencial possui duas etapas: atualização do Perfil do Estudante no Sistema Acadêmico e preencher o formulário de inscrição. 

Na primeira fase é preciso informar a renda per capita que aparece na folha resumo do Cadastro Único e anexar o documento devidamente assinado.

Já a inscrição deve ser feita no Sistema de Seleção com o preenchimento do formulário e envio dos documentos que comprovem a situação atestada. A finalização do cadastro deve ser feita após a conferência de todos os dados.

Clique aqui para ler o edital de seleção.