Termina nesta quarta-feira (27), o período para quem deseja solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Exame de Seleção 2024 para o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul). A instituição está 1.824 vagas para 11 cursos técnicos integrados ao ensino médio gratuitos.

Os interessados podem escolher estudar nos polos de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Para concorrer a uma vaga em um curso técnico integrado do IFMS é necessário ter concluído o ensino fundamental ou equivalente até a data da matrícula, prevista para janeiro de 2024. Além de possuir o CPF (Cadastro de Pessoa Física) em seu nome, já que o número deverá ser informado no ato da inscrição.

Pedido de Isenção

Podem fazer o pedido da gratuidade os candidatos que comprovarem estar matriculados no 9º ano do ensino fundamental em escola pública – o que poderá ser feito por meio da apresentação de declarações escolares, boletins ou outros documentos emitidos pela escola – ou que apresentem a Folha Resumo do comprovante de cadastro no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais). 

O pedido de isenção deve ser feito no ato da inscrição na Página do Candidato da Central de Seleção, selecionando o item ‘Isento’ no campo ‘Forma de Inscrição’ no sistema, devendo ser anexado o documento comprobatório. 

O resultado preliminar dos pedidos de isenção da taxa será divulgado em 29 de setembro. Os candidatos poderão entrar com recurso nos dias 2 e 3 de outubro, sendo a publicação do resultado definitivo prevista para o dia seguinte. Aqueles que não tiverem o pedido aceito (indeferido) deverão realizar o pagamento da GRU até 9 de outubro para terem direito à realização da prova.

Inscrição 

O prazo segue aberto até 8 de outubro, pela Página do Candidato. Só serão aceitas inscrições feitas com o CPF e demais dados do próprio candidato.

O valor da taxa é de R$ 20, que deve ser pago em agências do Banco do Brasil via GRU (Guia de Recolhimento da União), gerada no próprio sistema da Central de Seleção.