O Hospital Universitário oferece atendimento e apoio a mulheres vítimas de violência sexual, de forma gratuita, via SUS (Sistema Único de Saúde). O Humap-UFMS possui o Salvs (Serviço de Atenção ao Legal e Violência Sexual) e atende mulheres vítimas de violência sexual, que resultou em gravidez. Também atende pelo serviço os casos de direito à interrupção da gestação, nos casos de risco materno e nos casos de anencéfalos.

De acordo com o Hospital Universitário, o serviço é referência em Mato Grosso do Sul. O acolhimento é realizado pela equipe multidisciplinar por meio do agendamento e da escuta qualificada (escutar a pessoa com atenção, cuidado e com demonstração de interesse pelo que aconteceu com ela), buscando atender de forma a não revitimizar (não fazer com que ela viva novamente toda a situação que aconteceu para diminuir seu sofrimento) a mulher, a ou adolescente e garantir o acesso aos seus direitos.

Até ano passado, a média de atendimentos era de 20 casos ao ano. Em 2023, já foram registrados 30 casos. A mulher não precisa do boletim de ocorrência, caso queira realizar a interrupção da gestação. Para ser atendida, basta ligar para 67 3345-3090. “A importância dessas mulheres, e adolescentes chegarem ao serviço encaminhadas pelos serviços de saúde, segurança, defensoria e por demanda espontânea é ultrapassar as barreiras de forma a garantir os direitos sociais e constitucionais, além disso oportunizar um acolhimento com empatia e livre de julgamentos”, explica o chefe da Unidade de Saúde da Mulher do Humap-UFMS Ricardo dos Santos Gomes.