No mês de combate ao câncer de mama, doença que mais mata mulheres no Brasil e no mundo, o Hospital do Câncer Alfredo Abrão vai oferecer exames gratuitos de mamografia. A ação é realizada com o apoio do programa Sesc Mulher e tem como objetivo estimular o exame preventivo.

Os exames serão realizados no próprio Hospital do Câncer, entre os dias 3 e 31 de outubro. Serão distribuídas 80 senhas diárias, de segunda à sexta-feira (exceto em feriados) para mulheres entre 40 e 65 anos.

Mulheres interessadas podem comparecer ao local, a partir da terça-feira (3). As senhas são distribuídas de acordo com a ordem de chegada, a partir de 6h, e os exames serão realizados no mesmo dia. Para solicitar o exame, é necessário portar documentos de identificação, como RG, CPF e Cartão do SUS.

A Campanha Outubro Rosa 2023 será lançada oficialmente pelo HCAA (Hospital do Câncer Alfredo Abrão) e a Rede Feminina de Combate ao Câncer no dia 2 de outubro, com uma cerimônia alusiva ao mês de combate à doença. O evento tem início às 9h30 no ambulatório do HCAA.

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é causado pela multiplicação desordenada de células da mama, gerando células anormais que se multiplicam e formam tumores. A doença pode evoluir de diferentes formas, rápida ou lentamente, de acordo com as características próprias de cada tumor.

De acordo como INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama feminina ocupa a primeira posição no ranking das doenças com maior ocorrência, no Brasil. Estima-se 73.610 casos registrados no país, equivalente a um risco estimado de 66,54 casos novos a cada 100 mil mulheres. No Mato Grosso do Sul, o índice do INCA aponta 910 novos casos da doença.

Vale ressaltar que o Ministério da Saúde, através do SUS, fornece tratamento integral e gratuito para o câncer de mama. Quanto mais cedo a doença é detectada, maiores as chances de cura.