O Brasil estreou nesta segunda-feira (24) na Copa do Mundo Feminina com goleada de 4 a 0 em cima do Panamá, mas o torcedor campo-grandense não se empolgou e o movimento dos bares foi muito diferente do visto no final do ano passado durante a Copa do Catar.

A partida começou às 7h no horário de Mato Grosso do Sul de uma segunda-feira e ao invés da gritaria e comoção vistos há 7 meses atrás, as ruas estavam vazias e os bares fechados – sem o tão falado ‘clima de copa’. O horário do começo da manhã pode explicar a falta de ânimo com as brasileiras, afinal, ao meio-dia (horário que foram os jogos masculinos), os torcedores já estavam bem acordados.

Além disso, o próximo compromisso do Brasil na Copa do Mundo Feminina será no dia 29 de julho, contra a França, mais cedo ainda que o jogo contra o Panamá, logo às 6h (em MS), em Brisbane.

Onde está o movimento da Copa feminina? (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Se nesta segunda-feira sequer parecia que está rolando uma Copa do Mundo, no sábado (29) então, o dia será normal. Para esses jogos, os servidores estaduais tiveram ponto facultativo e agora têm 3h para começar o expediente.

Ou seja, se nesta manhã o jogo começou às 7h, o serviço deve começar às 10h. A compensação deverá ser feita até o final do ano. A redução no expediente não se aplica aos setores e serviços considerados essenciais, que por sua natureza não possam ser paralisados ou interrompidos, como hospitais.

Costume

Em uma lanchonete no cruzamento da Rua Barão do Rio Branco com a Avenida Calógeras, Vinícius Marques, de 24 anos, seguia sua rotina diária, mas com um olho em Ary Borges e companhia.

“Apesar da gente ter se preparado com a TV, a gente sabia que não daria movimento”, diz o funcionário. “As pessoas tinham que dar mais importância para a seleção feminina; elas estão fazendo bonito”, opina ao Jornal Midiamax.

O centro de Campo Grande começou as atividades normalmente às 9h, como de costume. Os bares, que costumavam montar estruturas para os jogos do Brasil, sequer estão abertos. Os ‘empresários das ruas’, que faturam com a venda de bandeiras e camisetas da seleção, também não preenchem as esquinas da Avenida Afonso Pena.

Goleada contra o Panamá

O Brasil estreou na Copa do Mundo Feminina com goleada de 4 a 0 contra o Panamá – dois gols a mais que a seleção masculina marcou contra a Sérvia, na estreia da Copa do Catar.

Ary Borges fez três dos quatro gols da seleção e passou o bastão para Marta na segunda etapa. O Brasil marcou forte presença no campo, tanto que a goleira Letícia mal apareceu diante das câmeras. Ela fez apenas uma defesa nos minutos finais da partida.

O próximo compromisso do Brasil na Copa do Mundo Feminina será no dia 29 de julho, contra a França, às 6h (em MS), em Brisbane. Por fim, encerra a fase de grupos em Melbourne, no dia 2 de agosto, novamente às 6h (em MS), contra a Jamaica.

No Grupo F, o Brasil assume a liderança da chave com 3 pontos após o empate entre França e Jamaica, no domingo (23).

Onde assistir aos jogos do Brasil?

O torcedor pode acompanhar os 104 jogos do Mundial pelo FIFA+. O Brasil é o único na América do Sul com acesso às transmissões ao vivo na plataforma. As reprises dos jogos estarão liberadas 24h após seu término.

Além disso, no Brasil, a Globo e o Sportv farão a transmissão na TV aberta e fechada, respectivamente. No YouTube, o torcedor pode assistir aos confrontos pela CazéTV.