Helicóptero pertencente à (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) do governo do Estado está sendo utilizado no combate aos incêndios florestais no Amazonas. A aeronave com cinco militares da CGPA (Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo) auxiliam no combate às chamas que atingem a floresta amazônica, desde o início do mês passado.

“Auxilia bastante tanto para fazer o combate ao incêndio em áreas de difícil acesso como também para refrigerar as equipes de terra quando o fogo está muito intenso e há essa necessidade”, explica o coordenador da CGPA, coronel PM Rosalino Gimenez Filho, que está atuando no Amazonas.

O helicóptero modelo H-125 chamado de “Esquilo”, é fabricada pela Airbus e possui um helibalde, equipamento em formato de cesto e mais popularmente conhecido como “bambi-bucket” com capacidade de transportar 820 litros de água e despejar nos focos de incêndios. Gimenez ressalta que a aeronave desenvolve os trabalhos de combate aos focos, principalmente mais próximo das regiões mais habitadas em Manaus.

“O helicóptero permite fazer os lançamentos de jatos d’água de forma bem precisa, eliminando os focos de incêndios próximos às comunidades e residências ameaçadas pelo fogo. Todos os dias a equipe se desloca para esses locais. Também conduzimos bombeiros militares e brigadistas para as áreas, além de transportar mantimentos para as equipes que atuam no combate por solo”, detalha o coronel.