Governo vai apurar se houve negligência em morte no TAF, mas mantém horário das provas
Provas do TAF acontecem até sábado (5) e, apesar de muitos candidatos terem passado mal e um morrido, os horários foram mantidos
Priscilla Peres –
O governo de Mato Grosso do Sul afirmou, em nota, que vai apurar se houve negligência no TAF (Teste de Aptidão Física) do concurso da Polícia Militar, que resultou na morte de um candidato. A prova acontece sob condições climáticas extremas, mas o governo não fala em alterar a data da prova que segue até sábado (5).
De acordo com o Cemtec/MS, na quinta-feira (3), Campo Grande registrou temperatura máxima de 33,1°C e umidade relativa de 20%. Conforme mostrado pelo Jornal Midiamax, candidatos precisaram se apresentar às 6h e muitos madrugaram na fila para correr no sol mais ameno, porém as baterias foram até às 13h30.
Ainda conforme a nota oficial do governo do Estado, “serão tomadas as devidas providências para esclarecer o fato, com compromisso de apurar as possíveis negligências e responsabilidades”.
“Apesar de todo arcabouço legal que as provas de teste físico requerem, bem como todo cuidado e responsabilidade pela aplicação da mesma é necessário apuração célere que não deixe margens para novas tragédias, motivo pelo qual já iniciou uma apuração isenta e objetiva. O governo de MS se solidariza com familiares e amigos do candidato que teve seu sonho de ingressar nas forças de Segurança Pública interrompido, e prestará toda assistência necessária neste momento de luto”.
Desmaios e morte em TAF da PM
Diversos candidatos passaram mal durante a realização do TAF do concurso da Polícia Militar, em Campo Grande. Em um dos vídeos enviados ao Jornal Midiamax, dois candidatos desmaiaram próximo a terminar a prova, nesta quinta-feira (3). Em outro vídeo, um candidato desmaiado aguarda chegada de equipe do Samu, no meio da pista, e outros questionam sobre a demora no atendimento.
Arthur Matheus Martins Rosa, de 25 anos, passou mal e morreu após desmaiar durante a corrida. De acordo com o boletim de ocorrência, ele ficou sete horas sem comer e beber água, pois não era permitido pela organização.
Arthur é de Goiânia e estava em Campo Grande para participar da prova. Após passar mal, foi socorrido para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Coronel Antonino e posteriormente para o Hospital do Pênfigo, onde morreu.
O TAF está sendo realizado entre os dias 2 e 5 de agosto, sendo que o resultado deve ser publicado no dia 31 de agosto. O resultado do concurso está programado para sair em 2 de outubro, segundo o edital 37/2023.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.