Com a prova cada vez mais perto, cada detalhe e resumo é importante para quem pretende arrasar no (Exame Nacional do Ensino Médio). Entre as diversas matérias, a química é uma das que pode definir o sucesso para ingressar no curso dos sonhos.

Esta é a décima reportagem da série GABARITEI: Edição Enem 2023, que traz ao longo das próximas semanas dicas para um melhor rendimento dos candidatos nesta final para o exame, aplicado a partir de 5 de novembro em todo o país.

Assim, o Jornal Midiamax apresenta uma aula preparada pelo professor Sérgio Yoshio Fugii, que atua nos colégios Évora, Dom Bosco e Status, para ajudar todos que irão realizar a prova do Enem neste ano.

Principais assuntos para alunos estudarem em química

Ao Jornal Midiamax, Yoshio elencou alguns dos principais temas que merecem a atenção dos alunos para aquela revisada final. Confira os principais conteúdos:

  • Cálculo estequiométrico: é responsável pela análise quantitativa da composição das substâncias consumidas e formadas em uma reação química (veja como calcular).
  • Química ambiental: estudo das fontes, reações, transporte e efeitos das espécies químicas em água, solo, ar, ambientes de vida e os efeitos da tecnologia neles.
  • Termoquímica: ramo da físico-química que estuda as quantidades de calor absorvidas ou liberadas em reações químicas, assim como as transformações físicas – tais como a fusão e a ebulição – baseando-se em princípios da termodinâmica. É preciso de ênfase na Lei de Hess.
  • Eletroquímica: Eletroquímica é um dos ramos da físico-química que estuda as reações que envolvem transferência de elétrons para a transformação de química em energia elétrica e vice-versa.
  • Funções orgânicas: são grupos de compostos orgânicos com comportamento químico similar, devido ao grupo funcional característico.

#GABARITEI: EDIÇÃO ENEM 2023

O Jornal Midiamax traz, na contagem regressiva para o Enem 2023, um guia de sobrevivência para que candidatos ao principal do país se deem bem nas matérias e temas prováveis de cair na prova.

São 13 produções, assinadas pelos núcleos de Jornalismo do Cotidiano e de Jornalismo Multimídia da Central de Jornalismo do Midiamax, que vão orientar candidatos a terem o melhor rendimento nesta final.

Por fim, confira toda a série clicando AQUI.

Saiba Mais