Pular para o conteúdo
Cotidiano

Fumaça dos incêndios deixa qualidade do ar ruim e Campo Grande deve ter chuva ácida

Índice deve melhorar conforme chuvas ocorram em Campo Grande
Priscilla Peres -

A qualidade do ar em nesta segunda-feira (20) é ruim, devido à alta concentração de fumaças advindas dos incêndios no Pantanal. Desde sexta-feira (17), a qualidade do ar caiu consideravelmente, o que vai contribuir para que a capital tenha o fenômeno conhecido por ácida.

Os dados são da Estação de Qualidade do Ar da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e o professor de Física e doutor em Geofísica Espacial, Widinei Alves Fernandes, explica que o índice é calculado com base nas últimas 24 horas e chegou a 92 ruim às 6h30 desta segunda.

Com a ocorrência de chuvas e aumento da umidade relativa do ar, a tendência é de que a qualidade do ar melhore nas próximas horas. Porém, essa primeira chuva forte deve ser ácida, que é quando há maior concentração de dióxido de carbono na atmosfera e que se dissolve na água.

“É preciso que chova para lavar a atmosfera e essa primeira chuva tende a ser ácida. Pode acontecer da água de piscinas ficar suja devido a essa qualidade do ar ruim”, explica o professor da .

Ar em Campo Grande é bom

Normalmente a qualidade do ar de Campo Grande é considerada boa, sendo os incêndios e fumaça de veículos os principais fatores que contribuem para piora da qualidade do ar. Essa é a primeira vez no ano em que a qualidade do ar chega ao nível de ruim.

A última vez que a Qualiar registrou índice de muito ruim em Campo Grande, foi em setembro de 2022, pelo mesmo motivo de agora: fumaça vinda das queimadas na região do Pantanal.

Incêndios assolam o Pantanal

Nas últimas 48 horas, o satélite de referência do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) detectou 356 focos ativos de queimadas em Mato Grosso do Sul. Em 24 horas, Mato Grosso do Sul registrou 837 focos de calor na região do Pantanal, conforme dados do Boletim Risco de da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), divulgado neste domingo (19).

A maior incidência de focos de calor foi registrada no município de Miranda (420), seguido de Corumbá (236), Aquidauana (173) e (8).

O foco de calor não necessariamente indica um incêndio, mas devido às altas temperaturas pode haver probabilidade de fogo, por isso as áreas de risco são monitoradas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Polícia prende suspeito de homicídio e apreende armas em Porto Murtinho

Com gol de pênalti no último minuto, Bahia vence o Ceará pelo Brasileirão

Onça-pintada é encontrada morta no Rio Paraguai na região do Pantanal em Corumbá

Esquadrão Anti-bombas do Bope chega à Corumbá depois de artefato ser encontrado

Notícias mais lidas agora

Vaticano divulga que Papa Francisco morreu por AVC e insuficiência cardíaca

Canonização de Carlo Acutis só ocorrerá após nomeação de novo Papa

Paróquia de Campo Grande que recebeu bençãos do Papa Francisco monta altar com homenagem

Número de sócio do Papa Francisco no San Lorenzo coincidem com idade e horário de morte

Últimas Notícias

Cotidiano

Arcebispo Dom Dimas celebrou missa em ação de graças pela vida e pontificado do Papa Francisco

Esta foi a primeira missa em Ação de Graças pelo Papa Francisco presidida pelo arcebispo, após a morte do Sumo Pontífice

Polícia

VÍDEO: Grupo de Bombas e Explosivos do BOPE detona e remove artefato bélico em Corumbá

BOPE chegou à Corumbá no início da noite desta segunda-feira (21) para lidar com a ocorrência que mobilizou as forças de segurança locais.

Esportes

Aquidauana brilha na Copa Centro-Oeste de Handebol e conquista o vice-campeonato

Atleta Gustavo Belardo foi eleito o melhor jogador (MVP) da competição, além de artilheiro e melhor armador esquerdo

Polícia

Mulher é vítima de golpe após permitir entrada de desconhecida em sua casa para “oração”

Suspeita adentrou a casa primeiro pedindo muda de ervas do quintal e, logo depois, ofereceu orações por "sentir o ambiente pesado"