Pular para o conteúdo
Cotidiano

Justiça determina prazo para frigorífico que demitiu todos os funcionários pagar direitos em Campo Grande

De acordo com o presidente do Sindicato, o frigorífico desligou 113 funcionários registrados e 13 sem registro
João Ramos -
frigorifico demite funcionarios (1)
Todos os funcionários foram demitidos do frigorífico no dia 8 de dezembro - (Imagem ilustrativa, divulgação, Semadesc e Leitor Midiamax)

O frigorífico Beta Carnes Alimentos Ltda, com sede em , recebeu o prazo de dois dias para pagar os de todos os 126 funcionários demitidos no dia 8 de dezembro. Caso não cumpra, segundo a decisão do juiz do trabalho Júlio César Bebber, a empresa terá que pagar uma de R$ 100 mil por dia.

A decisão da Justiça do Trabalho de aconteceu mediante ação pública civil ajuizada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Carne e Derivados de Campo Grande (STICG). De acordo com Vilson Gimenes, presidente do Sindicato, o objetivo da ação foi garantir os direitos dos funcionários dispensados que não haviam recebido.

“O perigo de dano, sobretudo quando nos deparamos com direitos de trabalhadores, agora sem emprego e com necessidades alimentares prementes para si e para aqueles que deles dependem, exige a efetivação máxima da promessa constitucional de emissão de tutelas jurisdicionais em tempo razoável”, diz a liminar.

Conforma a decisão, as verbas rescisórias devem ser pagas pelo frigorífico aos 126 funcionários no prazo determinado. “Pelos motivos expostos, defiro a concessão de tutela provisória de urgência antecipada e determino aos réus que quitem as verbas rescisórias descritas na petição inicial, no prazo de dois dias, sob cominação de multa no importe de R$ 100.000,00 por dia de retardamento”, exige o documento.

De acordo com o presidente do STICG, o frigorífico desligou 113 funcionários registrados e 13 sem registro. “Lamentamos a demissão desses trabalhadores. Porém, está sendo feita justiça. Seus direitos estão sendo garantidos”, comenta Vilson Gimenez.

Frigorífico teve atividades suspensas em novembro

Em 24 de novembro deste ano, a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) lacrou e suspendeu as atividades do frigorífico Beta Carnes, localizado em Campo Grande, por problemas sanitários. Contra o fechamento, cerca de 100 funcionários do frigorífico protestam em frente à sede da Iagro.

A reportagem apurou que o frigorífico está com atividades suspensas desde o dia 23 de novembro após duas inspeções realizadas nos últimos meses. A partir de então, o prazo dado pelo Sindicato para o pagamento das rescisões era até 18 de dezembro. Sem acordo, o STICG então ajuizou uma ação pública exigindo os direitos trabalhistas, que resultou na decisão do prazo de dois dias para o acerto.

Unidade tem histórico de ação trabalhista

Em julho deste ano, os funcionários paralisaram reivindicando o pagamento do salário do mês, que estava em atraso. O processo trabalhista instaurado por atraso de salário, que segue em trâmite no MPT (Ministério Público do Trabalho), detalha que há 119 postos de trabalho direito e 250 abates de cabeça de gado por dia.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mais da metade dos eleitores não possuem ensino médio completo em MS

Trabalho home office

Empresas podem monitorar o home office? Entenda polêmica que gerou mil demissões no Itaú

Destaque do wrestling, Thamires Machado é flagrada no antidoping e fica fora do Mundial

olimpiadas

Hugo Calderano despacha alemão e avança à semifinal do WTT Champions de Macau

Notícias mais lidas agora

terenos contas

Em 5 anos, Câmara de Terenos só votou contas do prefeito uma vez; TCE-MS reprovou todas

Onde foram parar as lan houses? Empreendimento ainda tem ‘pé’ no passado, mas se reinventou

Idade média dos ônibus supera em mais de 3 anos limite exigido em contrato, acusa CPI

Ministério da Saúde cria comitês para monitorar implantação de terapia para AME no SUS

Últimas Notícias

Cotidiano

Campeonato Sul-Mato-Grossense: três jogos marcam disputa por vaga na zona de acesso

As equipes disputam posições na zona de acesso à Primeira Divisão de 2026

Emprego e Concurso

Seleção para técnico de enfermagem encerra inscrições na próxima semana

A seleção oferece quatro vagas em caráter temporário para atuação em unidades de saúde de responsabilidade de prefeitura municipal

Cotidiano

VÍDEO: Moradores denunciam homens que atearam fogo em terreno no São Conrado

Nas imagens é possível ver uma Volkswagen Saveiro próximo ao terreno quando o incêndio inicia

Cotidiano

FALA POVO: Grupo de rap Voz do Gueto garante música boa no Lageado

Grupo formado por pai e filhos canta sobre cultura na periferia