Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após protesto e promessas, funcionários de frigorífico continuam sem salários em Campo Grande

Sindicato dos trabalhadores entrará com ação contra a empresa
Lethycia Anjos -
Protesto trabalhadores dos frigoríficos
Protesto reuniu cerca de 80 trabalhadores do frigorífico (Foto: Fala Povo, Midiamax)

Com salários atrasados e inúmeras contas a pagar, funcionários do Beta Carnes, em , seguem em busca de respostas. Na manhã desta terça-feira (18), cerca de 80 funcionários se mobilizaram em frente à sede da empresa para reivindicar o pagamento salarial e direitos trabalhistas.

No dia 08 de julho, 160 funcionários paralisaram as atividades em protesto ao atraso salarial. Conforme os trabalhadores, o adiantamento é pago no 5º dia útil, enquanto o na data que deveria cair o vale. Assim, os trabalhadores estariam recebendo uma porcentagem do pagamento por escalas, causando atraso salarial.

Dias após a paralisação dos funcionários, a empresa efetuou o pagamento de metade dos trabalhadores que paralisaram os abates. Em 15 de julho, o frigorífico comunicou que o salário do restante seria pago na segunda-feira (17), contudo, o acordo não foi cumprido.

Segundo uma funcionária que trabalha desde janeiro no local, a empresa estaria em uma “bola de neve” com os pagamentos e alega estar passando por mudanças na administração.

“Prometeram que iam pagar ontem (17), mas não caiu nada. Só disseram que trocou o dono e que ele iria assumir a folha de pagamento do antigo proprietário. Mas pra mim, o antigo dono está colocando outro no lugar para poder sair de fininho e não nos pagar”, disse.

Além do atraso no salário, os funcionários cobram que a empresa pague os direitos referentes ao depósito do (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) que, segundo ela, está atrasado há quatro meses.

Em meio a isso, funcionários vivem a insegurança de não saber quando terão o pagamento, que para muitos, é único sustento da família.

“Têm pais de família que já estão com a água e luz cortada por falta de pagamento. Fico indignada com tamanha covardia dos patrões, estamos ali para cobrar um dinheiro que nós suamos para conseguir”, lamenta.

Ainda conforme a funcionária, devido à gravidade da situação diversos trabalhadores tentaram pedir demissão mas foram impedidos pela empresa, que está com as atividades paralisadas.

“A empresa está paralisada e por isso não pode assinar a demissão dos funcionários. No comunicado eles avisaram que irão retomar os abates no dia 21 mas várias pessoas já falaram que não voltam para o trabalho”, explicou.

Recado na entrada no dia da paralisação (Nathália Alcântara, Midiamax)

Sindicato entrará com ação contra o frigorífico

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Derivados de Campo Grande, Vilson Gimenes Gregório, explica que no último sábado (15), o sindicato se reuniu com representantes da empresa para definir uma data para o pagamento dos salários.

“Na reunião, a empresa garantiu que ia pagar os trabalhadores que faltavam até segunda-feira (17), mas não pagou. Por isso, o sindicato irá tomar as providências cabíveis juridicamente. Estamos preparando uma ação e vamos ingressar contra a empresa”, informou.

Na ação, o Sindicato entendeu que a empresa agiu de forma discriminatória ao pagar somente uma parte dos funcionários.

“Vamos entrar com uma ação contra a empresa pela falta de pagamento do restante dos trabalhadores e por estar fora do prazo estabelecido de cinco dias úteis”, explicou.

A reportagem tentou contato com os Recursos Humanos da empresa mas não obteve retorno. O espaço segue aberto para um posicionamento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

“Olha! Lá vem o trem chegando”: Artista lança obra audiovisual sobre história da ferrovia de MS

Moraes tem embate com advogado de Filipe Martins: ‘enquanto eu falo, o senhor fica quieto’

Inscrição para participar da ‘Semana da Tecnologia’ termina hoje

Procurador pede investigação do MP sobre denúncia por corrupção contra ex-presidente da Câmara de Aquidauana

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

Motorista que morreu em acidente na BR-163 tinha 27 anos

Lula assina isenção de taxa de verificação de taxímetros mirando agradar taxistas

Últimas Notícias

Sem Categoria

Polícia investiga morte de homem atropelado em Campo Grande

Exame necroscópico foi solicitado para que o atropelamento seja investigado

Cotidiano

VÍDEO: Com 9 casos de raiva e 450 morcegos recolhidos, CCZ alerta sobre perigos da doença

Raiva é incurável em animais e letal aos seres humanos

Política

Com parlamentares de MS, FPA discute taxação de Trump e Imposto de Renda para ‘ricaços’

A FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária) irá discutir, na próxima terça-feira (15), a taxação dos Estados Unidos em 50% contra os produtos brasileiros e as novas regras do imposto de renda para as altas rendas. O colegiado voltado para o setor do agronegócio conta com 353 parlamentares e inclui senadores e deputados federais de Mato … Continued

Conteúdo de Marca

Jogos de ‘Gaste o Dinheiro de Elon Musk’ Estão por Toda Parte – e as Reações São Geniais

Os jogos de ‘Gaste o Dinheiro de Elon Musk’ viraram febre nas redes sociais e estão chamando atenção pelo humor, crítica social e, claro, pela diversão que oferecem. Em meio a discussões sobre desigualdade econômica e o crescimento da fortuna dos bilionários, usuários encontram nesses jogos uma forma de extravasar a curiosidade (e a ironia) … Continued