Para colorir Campo Grande, Via Park recebe plantio de ipês e árvores do Cerrado
Serão plantadas em locais estudados cerca de 20 mudas
Karina Campos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Avenida Nelly Martins, a Via Park, em Campo Grande, recebe no próximo sábado (15) o plantio de novas mudas de ipê e árvores do Cerrado. A ação faz parte do projeto Cerrado Berrante, promovido desde março deste ano para arborização da cidade.
Serão cerca de 20 mudas distribuídas e plantadas em locais estudados. A engenheira agrônoma Karina Mendes e engenheira ambiental Amanda Mariano, ambas técnicas da Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano) estarão na entrega de materiais educativos sobre a arborização urbana.
“Além da beleza paisagística e da sombra, os benefícios proporcionados por elas incluem: absorção de poluentes; liberação de oxigênio por meio da fotossíntese; atenuação de ruídos; redução na sensação térmica e auxílio na mitigação de ilhas de calor; facilitação na infiltração e condução da água no solo; e, ainda, fornecem abrigo e alimento para a fauna urbana”, explica a coordenadora de Planejamento Ambiental da Planurb, Mariana Godoy.
Campo Grande é conhecida por ser “Cidade Árvore Mundo”, a Capital com maior número de árvores na área urbana. Os ipês são árvores típicas deste bioma e, em 2018, por meio da Lei 5.228, de 16 de julho, passou a figurar como árvore símbolo do estado de Mato Grosso do Sul.
As mudas serão plantadas conforme o Plano Diretor de Arborização Urbana, que segue critérios de compatibilização entre a arborização urbana e os demais elementos da cidade. A parceria com o Projeto Cerrado Berrante, desenvolvido pela arquiteta e designer de móveis Luciana Teixeira, da galeria escola Supapo Criativo, é inspirado na cidade de Campo Grande, especialmente nos meses em que suas ruas ficam coloridas pelo florescer dos ipês e pela explosão de cores e texturas destas árvores.
Em breve, irá ocorrer uma roda de conversa sobre Economia Criativa. “A proposta é unir essas atividades para destacar a riqueza cultural e a exuberância da região do Pantanal. Utilizando o design como ferramenta, busca-se chamar a atenção para a natureza local e instigar reflexões sobre a importância da preservação ambiental”, explica Luciana.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Servidor público é preso após matar irmão de ex-esposa em Angélica
- Mulher sofre fratura no braço após ser ‘fechada’ por veículo durante ultrapassagem no Indubrasil
- Família de Begèt de Lucena precisa de doações para custos de tratamento; saiba como ajudar
- ‘Trecho crítico’ da BR-163 registra duas mortes em menos de uma semana em Campo Grande
Últimas Notícias
Operação contra violência doméstica em MS prende dois enquanto voltavam de pescaria
Polícia cumpre 17 mandados de busca e apreensão e três prisões desde as primeiras horas desta segunda-feira (14)
Israel anuncia morte de mais um comandante do Hezbollah
O Exército de Israel anunciou nesta segunda-feira (14) que matou o comandante do Hezbollah Muhammad Kamel Naeem
Projeto quer tirar imagem de ‘prédios iguais’ com curvas que imitam caminhar do Parque das Nações
Confira um spoiler da obra, que promete revolucionar o conceito de empreendimentos de luxo da cidade
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.