Pular para o conteúdo
Cotidiano

Fora do ar desde domingo, UFMS segue sem previsão para retorno dos sites e serviços digitais

Sites e sistemas acadêmicos da UFMS estão indisponíveis desde o último domingo (24)
Lethycia Anjos -
UFMS
Câmpus da UFMS Cidade Universitária, em Campo Grande. (Foto: Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Há mais de 48 horas, estudantes da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) aguardam o retorno dos sites institucionais e sistemas acadêmicos da universidade. Desde as 3h do último domingo (24), os sites ficaram indisponíveis devido a uma tentativa de ataque hacker.

Em nota encaminhada nesta terça-feira (26), ao Jornal Midiamax, a UFMS informou que a Agetic (Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação) está trabalhando na recuperação dos sistemas e serviços digitais, com prioridade para a integridade dos dados.

Até o momento, os serviços do Google Workspace pelo e-mail institucional foram restabelecidos, e os demais serviços serão reativados gradualmente.

A instituição ressaltou que as atividades de ensino, e extensão, bem como as aulas, estão ocorrendo normalmente. No entanto, alunos estão enfrentando dificuldades devido à indisponibilidade do sistema acadêmico de graduação e pós-graduação, onde são acessados todos os dados dos alunos.

Apesar da UFMS afirmar que as atividades não foram interrompidas, informações enviadas ao Jornal Midiamax apontam que alguns servidores foram liberados mais cedo do trabalho devido à indisponibilidade do sistema.

Ataque hacker

Site da UFMS está fora do ar. (Nathalia Alcântara, Reprodução)

O problema foi descoberto na madrugada de domingo, quando foi identificado um “possível incidente de segurança” nos servidores que armazenam os sistemas institucionais e senhas das contas de e-mail e drives institucionais, conforme comunicado da UFMS nas redes sociais.

A UFMS também comunicou que abrirá uma investigação sobre o incidente no âmbito federal e já notificou o Centro Integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital do Governo Federal, a e a Procuradoria Federal.

A universidade pediu aos usuários que tenham cuidado especial com e-mails, senhas e dados pessoais usados para acessar os sistemas da instituição e disponibilizou um número de (67) 3345-7222 para relatar quaisquer atividades suspeitas.

Ataques às universidades

O comunicado da UFMS observou que várias Instituições Federais de Ensino Superior e de Pesquisa têm sido alvos de ataques hackers, com o objetivo de encontrar senhas fracas de usuários, burlar os sistemas de segurança e desativar serviços e acessar informações privilegiadas. Esse tipo de ataque geralmente resulta em sites oficiais indisponíveis e na interceptação de dados e informações confidenciais.

Em12 de setembro, houve um incidente semelhante, o site da UFDPar (Universidade Federal do Delta do Parnaíba) ficou fora do ar após um ataque hacker, e a Polícia Federal foi acionada para investigar o caso.

Leia também:

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Hugo Calderano sofre, mas faz valer o favoritismo e é campeão do WTT de Foz do Iguaçu

VÍDEO: Onça ataca motociclista na BR-419, entre Rio Negro e Rio Verde, em MS

Cruzeiro vence Botafogo, amplia tabu e protagoniza a primeira derrota de técnico

Programe-se: semana começa com 681 vagas de emprego na Funtrab

Notícias mais lidas agora

VÍDEO: Manifestantes saem às ruas de MS por anistia e contra o STF

21º feminicídio em MS: Marido mata esposa na frente dos 5 filhos em Corumbá

MP quer firmar até setembro acordo com Patrola por dano ambiental de R$ 991 mil na MS-228

Brasil vira sobre a Eslovênia e garante medalha de bronze na Liga das Nações de vôlei

Últimas Notícias

Esportes

Flamengo empata com o Ceará e mantém a liderança do Brasileiro de olho na Copa do Brasil

De olho na decisão da vaga da Copa do Brasil, o Flamengo empatou por 1 a 1 com o Ceará, neste domingo, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena Castelão com mais de 57 mil torcedores. Com os mesmos 37 pontos do Cruzeiro, o time carioca segue na liderança, porque tem melhor saldo de … Continued

Brasil

VÍDEO: Turistas flagram onça atacando jacaré em parque do Pantanal

Animal, conhecido como Medrosa, saltou em rio para capturar jacaré

Brasil

Lula descarta desafiar EUA, mas diz que Brasil não é republiqueta

País tem interesses que precisa defender, afirmou o presidente

Trânsito

Motorista bate em carro estacionado e é preso tentando fugir a pé em Campo Grande

Suspeito apresentava sinais de embriaguez, se feriu durante a fuga e chegou a acusar policiais de furtar carteira