Fora do ar desde domingo, UFMS segue sem previsão para retorno dos sites e serviços digitais

Sites e sistemas acadêmicos da UFMS estão indisponíveis desde o último domingo (24)

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
UFMS
Câmpus da UFMS Cidade Universitária, em Campo Grande. (Foto: Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Há mais de 48 horas, estudantes da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) aguardam o retorno dos sites institucionais e sistemas acadêmicos da universidade. Desde as 3h do último domingo (24), os sites ficaram indisponíveis devido a uma tentativa de ataque hacker.

Em nota encaminhada nesta terça-feira (26), ao Jornal Midiamax, a UFMS informou que a Agetic (Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação) está trabalhando na recuperação dos sistemas e serviços digitais, com prioridade para a integridade dos dados.

Até o momento, os serviços do Google Workspace pelo e-mail institucional foram restabelecidos, e os demais serviços serão reativados gradualmente.

A instituição ressaltou que as atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como as aulas, estão ocorrendo normalmente. No entanto, alunos estão enfrentando dificuldades devido à indisponibilidade do sistema acadêmico de graduação e pós-graduação, onde são acessados todos os dados dos alunos.

Apesar da UFMS afirmar que as atividades não foram interrompidas, informações enviadas ao Jornal Midiamax apontam que alguns servidores foram liberados mais cedo do trabalho devido à indisponibilidade do sistema.

Ataque hacker

Site da UFMS está fora do ar. (Nathalia Alcântara, Reprodução)

O problema foi descoberto na madrugada de domingo, quando foi identificado um “possível incidente de segurança” nos servidores que armazenam os sistemas institucionais e senhas das contas de e-mail e drives institucionais, conforme comunicado da UFMS nas redes sociais.

A UFMS também comunicou que abrirá uma investigação sobre o incidente no âmbito federal e já notificou o Centro Integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital do Governo Federal, a Polícia Federal e a Procuradoria Federal.

A universidade pediu aos usuários que tenham cuidado especial com e-mails, senhas e dados pessoais usados para acessar os sistemas da instituição e disponibilizou um número de WhatsApp (67) 3345-7222 para relatar quaisquer atividades suspeitas.

Ataques às universidades

O comunicado da UFMS observou que várias Instituições Federais de Ensino Superior e de Pesquisa têm sido alvos de ataques hackers, com o objetivo de encontrar senhas fracas de usuários, burlar os sistemas de segurança e desativar serviços e acessar informações privilegiadas. Esse tipo de ataque geralmente resulta em sites oficiais indisponíveis e na interceptação de dados e informações confidenciais.

Em12 de setembro, houve um incidente semelhante, o site da UFDPar (Universidade Federal do Delta do Parnaíba) ficou fora do ar após um ataque hacker, e a Polícia Federal foi acionada para investigar o caso.

Leia também:

Conteúdos relacionados

cobra