Mato Grosso do Sul será representado na Conferência Nacional da Juventude por 18 delegações de estudantes sul-mato-grossenses, que foram eleitos nas etapas anteriores da Conferência da Juventude entre os meses de agosto e outubro de 2023.
Ao todo, 36 propostas foram selecionadas pelos jovens sul-mato-grossenses durante a etapa estadual, promovida pela Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Juventude em parceria com o Conjuv (Conselho Estadual da Juventude).
“A 4º Conferência Estadual da Juventude teve como objetivo discutir propostas para fortalecer e construir políticas públicas direcionadas à juventude sul-mato-grossense, contou com a participação ativa dos jovens e diversos outros atores sociais”, explica Jessé Fragoso da Cruz, Subsecretário de Estado de Políticas Públicas para Juventude.
A expectativa é que a 4ª Conferência Nacional da Juventude, que traz como tema: ‘Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver’, reúna aproximadamente 1,3 mil jovens até domingo (17) em Brasília.

Caberá a delegação sul-mato-grossense a responsabilidade de subsidiar suas propostas por meio de documentos que analisam e expõem a realidade das juventudes no Estado. Para acessar as 36 propostas de MS que serão apresentadas no evento nacional basta clicar aqui.
A etapa nacional é organizada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Juventude, e pelo Conjuve (Conselho Nacional de Juventude).
Durante a programação acontecerão atividades culturais, exposições e plenárias para debater os eixos do Estatuto da Juventude e outras temáticas importantes para a juventude brasileira, além de painéis expositivos relevantes. A Conferência Nacional é a última etapa de um longo processo de organização de Conferências municipais, regionais, livres, territoriais e digitais.