Pular para o conteúdo
Cotidiano

Escolas apostam em câmeras de segurança e treinamento para coibir crimes e ameaças

Ameaças têm sido compartilhadas nas redes sociais, gerando verdadeiro pânico entre pais e alunos de todo o Estado
Priscilla Peres -
escolas ms escola estadual
Saída da escola no Bairro Tijuca. (Foto: Ilustrativa, Henrique Arakaki, Midiamax)

Com ameaças de ataques na escolas rodando nas redes sociais e pais e alunos desesperados, as secretarias de educação municipal e estadual estão em alerta e monitorando as ameaças. Nas duas esferas, câmeras de segurança com imagens em tempo real são um recurso utilizado para monitorar as escolas.

O Governo do Estado afirma que tem câmeras presentes em 245 escolas da Rede Estadual, que possibilita uma resposta em tempo real nas unidades, com centro de de logística e equipe treinada. Além disso, afirma que a secretaria monitora e acompanha todos os casos que envolvam ameaças à segurança das unidades escolares da Rede Estadual de Ensino.

Quando são observadas situações de ameaça à segurança do ambiente escolar, o protocolo prevê que a direção da unidade escolar deve informar a mantenedora (SED), realizar registro em Ata e comunicar as autoridades de segurança pública, como nos casos onde a Ronda Escolar está presente, bem como realizar o registro em Boletim de Ocorrência junto à Polícia Civil.

Feito o BO, uma equipe multidisciplinar é acionada para dar suporte necessário para os gestores escolares. A Coordenadoria de Psicologia Educacional da SED também atua com ações preventivas junto às escolas, com palestras e orientações sobre a detecção de situações de vulnerabilidade envolvendo estudantes da Rede Estadual de Ensino.

Governo irá anunciar plano de segurança

O Governo de Mato Grosso do Sul antecipou, para a próxima quarta-feira (12), o anúncio oficial de Plano de Segurança nas Escolas. A coletiva de imprensa está marcada para as 8h, no Centro de Educação Marluce Bittar, e a expectativa é que sejam atualizados programas e protocolos de segurança.

A previsão era que o documento fosse divulgado na próxima semana, porém foi adiantado devido à situação de crescentes casos de ameaças de violência no Estado.

Guardas trancas e alarmes na rede municipal

A Semed (Secretaria Municipal de Educação) publicou uma nota oficial nas redes sociais, onde afirma que está atuando para sanar possíveis ataques e ameaças nas escolas municipais.

Entre as ações que a Semed deve fazer, estão:

  • disponibilização de dez veículos da guarda municipal distribuídos nas escolas;
  • botão antipânico disponibilizado para contato com a Guarda Municipal;
  • reforço do efetivo da Guarda, com instalação de câmeras de segurança, trancas e alarmes;
  • remanejamento de 89 guardas para ajudar no efetivo.

Apesar dos anúncios, a não detalhou quantas câmeras e travas serão instalas e nem quando isso deve acontecer.

Escolas particulares avaliam treinamento para professores e alunos

O medo e reforço na segurança também atingem as escolas particulares. Presidente do Sinepe-MS (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de ), Audie Andrade Salgueiro explica que estão conversando com equipes de segurança para avaliar quais os melhores protocolos a serem seguidos.

Ele afirma que estão avaliando a realização de treinamentos com professores, funcionários e alunos sobre como proceder em situações de risco. “É bem verdade que os pais estão muito preocupados, mas estamos tomando todas as medidas possíveis, para minimizar os impactos e para que não ocorram aqui”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista que saiu de Campo Grande fica ferido após acidente com bitrem na BR-267

Incêndio em Rio Brilhante revelou que ‘chalé’ de poeta pertencia um pouco a cada morador local

MAC leva mais uma com placar de 1 a 0 após Taveirópolis perder pênalti no Jacques da Luz

Homem acusado por furto de gado é executado a tiros no Paraguai

Notícias mais lidas agora

padre carlo acutis

Padre de Campo Grande se ajoelhou na cama de Carlo Acutis e divulgou milagreiro ao mundo

Relatório de monitoramento do TAG do Consórcio Guaicurus deve ser entregue até fim de setembro

bolsonaro

Confira como foram os primeiros dias de julgamento de Bolsonaro e o que esperar para a próxima semana

Jonathan Bailey , estrela de “Bridgerton” revela pausa temporária para dedicar-se ao ativismo social

Últimas Notícias

Cotidiano

Feriado da Independência começa ‘fresquinho’, mas temperatura deve subir ao longo do dia em MS

A máxima pode atingir até os 37°C em algumas regiões do Estado

Cotidiano

Estado boliviano na fronteira com MS tem 10 incêndios florestais ativos

Áreas em Santa Cruz de La Sierra são afetadas por queimadas, a mais recente na fronteira com Corumbá

Polícia

Briga entre vizinhos termina com homem esfaqueado

Polícia foi acionada e durante deslocamento encontrou vítima sendo conduzida para hospital

Polícia

Pai denuncia babá após menina de 10 anos ser trancada com abusador em Sidrolândia

Criança foi submetida à guarda temporária do pai. Caso está sob investigação da polícia