As ações do Corpo de Bombeiro de Bonito, com apoio do CPA (Centro de Proteção Ambiental) do CBMS e PMA (Polícia Militar Ambiental) contra o incêndio florestal na área de banhado do Rio Formoso já estão no terceiro dia.

Durante a madrugada, as equipes intensificaram o trabalho, para afunilar a área de fogo e no início da tarde desta quinta-feira (21) iniciam as operações de combate aéreo. Segundo a Coronel Tatiane Ione, comandante da CPA, a expectativa é de que o fogo seja completamente controlado hoje.

“O trabalho durante a madrugada foi muito intenso, com equipes operando em diferentes locais para controlar as chamas e não deixar que saíssem do banhado. Usamos inclusive, barcos de apoio, com militares trabalhando de dentro do rio, para que pudéssemos afunilar a área e iniciar o combate aéreo. Estamos muito otimistas com os resultados e acreditamos que hoje será o Dia D e que vamos conseguir de fato, acabar com o fogo”, disse.

A comandante também detalhou que característica da mata facilita a propagação das chamas, não sendo possível determinar uma direção exata, o que dificultou o combate, além é claro, da dificuldade de acesso ao local, visto que se trata de uma área de brejo. Até o momento, a área queimada é de 357 hectares, porém nenhuma propriedade foi atingida e nenhum animal silvestre.