Pular para o conteúdo
Cotidiano

Enxurrada que ‘engoliu’ calçada e interditou acesso a hospital é problema há 23 anos

Trabalhadores e pacientes precisam entrar por rua lateral
Karina Campos, Mirian Machado -
Destroços que a enxurrada levou (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

O cenário visto na manhã desta quarta-feira (10) preocupa funcionários e pacientes que passam todos os dias pela entrada do Hospital São Julião, na Rua Lino Villacha, bairro Nova Lima, em . Segundo especialistas e trabalhadores, a tragédia estaria anunciada desde 2000, quando a região passou a sofrer com enxurrada severa toda vez que chove forte. Falta de é a principal reclamação de quem passa pelo local.

A enxurrada na tarde de terça-feira (9) fez com que o muro, parte do asfalto, calçada e alambrado da entrada cedesse e fosse engolido pela água. A estrutura não suportou o volume de água. O local está interditado para evitar acidentes. Portanto, os trabalhadores e pacientes estão utilizando um trecho improvisado atrás da entrada, em uma rua de terra. Com a chuva de ontem, o trecho acumula lama.

Superintendente de gestão do hospital, Jessyka Mendes diz que há um ano a unidade pede atenção da (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), pois não seria novidade casos de alagamento e enxurrada. O local fica na parte baixa do bairro, com isso, a água desce com força do bairro Vida Nova, Nova Lima e Anache.

Ainda conforme a superintende da unidade, há 30 dias uma equipe de engenheiros calculistas foi contratada para elaborar uma avaliação da situação e encaminhar ao município, reforçando o alto risco de queda durante dias chuvosos, entretanto, o local cedeu antes mesmo da conclusão do projeto.

“É uma tragédia anunciada. Se não resolver vai voltar a ser o antigo buracão que tinha aqui. Em média, duas mil pessoas circulam aqui, incluindo moradores, funcionários e pacientes. Estamos passando na parte de trás [entrada do hospital], ontem choveu e não tem asfalto, ambulâncias e carros [correm] risco de atolar”, disse.

Ambulância passando por trecho improvisado (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

A principal pontuação é a falta de drenagem ou uma medida definitiva na manutenção. Engenheiro do hospital, Cláudio Leite Gomes, alerta que há 23 anos a situação se repete. Foi necessária a construção de uma barragem de contenção, há três anos, entretanto, conforme as obras de pavimentação avançam nas ruas acima do hospital, a barreira não consegue ser suficiente para suportar a enxurrada.

“Essa barragem foi feita para minimizar os estragos, para a água passar por baixo da tubulação, percorra o caminho dentro do hospital e não caia na nascente. O ideal seria uma barragem maior, mas isso demanda tempo, e segurança porque a barragem fica às margens da nascente”.

Trecho continua interditado

Estrutura cedeu em sete metros

O engenheiro indica o córrego conhecido como Koqueiro, além da área de preservação na entrada do hospital, sendo assim, seria necessário o aumento da contenção e barragem mais larga. As equipes mediram o buraco em quatro metros de profundidade e sete de largura, ainda há risco de ceder caso chova.

Segundo eles, a Sisep esteve no local ontem e nesta manhã, informando que, a princípio, será realizada a limpeza e em seguida uma análise profunda para manutenção. A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Campo Grande sobre as futuras obras e aguarda retorno.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
ampla

PT vai focar em frente ampla por Lula após saída da base do Governo de MS

piscina

Bebê de um ano morre afogada após cair em piscina em Dourados

Em estreia no SBT, João Silva homenageia Faustão: ‘Te amo’

Combate às chamas em loja de calçados precisou de megaoperação dos Bombeiros: ‘todas as viaturas’

Notícias mais lidas agora

Justiça julga neste mês multas de R$ 184 mil contra Consórcio Guaicurus por atrasos de ônibus

pai paternidade

Existe jeito certo de ‘ser pai’? Sul-mato-grossenses relatam como encaram desafios da paternidade

Domingo de Dia dos Pais amanhece gelado e sensação térmica chega a -3,2°C em Campo Grande

Presença paterna esbarra no machismo, que reflete nas estatísticas e faz o básico virar heroísmo

Últimas Notícias

Famosos

VÍDEO: Filho de Diogo Nogueira canta com pai no Altas Horas em rara aparição

Filho de Diogo Nogueira, Davi fez uma rara aparição ao lado do pai ao se apresentar no palco do Altas Horas; veja como foi o momento

Cotidiano

Declaração de pobreza: saiba quem tem direito a isenções em processos na Justiça

Declaração de hipossuficiência é usada para solicitar os benefícios da gratuidade na Justiça, mas mentira pode ser considerada 'falsidade ideológica'

MidiaMAIS

Pai solo da Manu, Diego transforma rotina de paternidade em inspiração no Instagram

Criador de conteúdo de Campo Grande soma mais de 59 mil seguidores no Instagram

Famosos

Após velório de 16 horas, corpo de Arlindo Cruz sai em cortejo; saiba detalhes

Arlindo Cruz contou com um velório de 16 horas na quadra do Império Serrano, teve churrasco e cerveja liberada; saiba detalhes da despedida