Mato Grosso do Sul está com três alertas vigentes para esta sexta-feira (17), entre a onda de calor, baixa umidade do ar e tempestade. No mesmo dia que uma região pode ultrapassar os 44°C, o Estado também pode registrar chuva intensa, com raio e granizo.

O aviso, válido até as 21h desta sexta, é de baixa umidade relativa do ar, com índice crítico variando de 20 a 30%. A condição favorece o risco de incêndios florestais e à saúde.

Estão listadas as cidades: Anastácio, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Bandeirantes, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Camapuã, Campo Grande, Caracol, Corguinho, Corumbá, , Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Figueirão, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Itaporã, Jaraguari, , Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, , Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Sonora, Terenos e Vicentina.

Já a faixa da região do bolsão e leste do Estado podem marcar chuva. O volume pode alcançar de 20 a 30 milímetros por hora ou 50 milímetros ao dia. A condição favorece o risco de corte de elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Nesta estão: Água Clara, Alcinópolis, Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Figueirão, Inocência, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Selvíria e Três Lagoas.

inmet
Aviso do Inmet

Onda de calor

Finalmente, a onda de calor deve terminar às 23h59 desta sexta-feira, com avanço de uma frente fria que causará no Estado. A partir de sábado (18), os termômetros devem amenizar as temperaturas, entre 22 e 36°C.

Saiba Mais