Enem 2023: matemática e ciências da natureza são temas para o segundo dia de prova

Midiamax apresenta aulas que compilam os principais conteúdos que devem ser cobrados no segundo dia de prova do Enem

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
enem
Fila para estudantes do Enem (Madu Livramento, Midiamax)

Neste domingo (12), é realizada a segunda parte do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), momento em que os estudantes voltam para os locais de prova para testar seus conhecimentos em matemática e ciências da natureza.

Ao todo, serão 90 questões presentes no caderno de prova. A divisão é igual, sendo 45 perguntas para matemática e 454 para ciências da natureza, que engloba química, física e biologia.

Para quem ainda possui dúvidas nestas matérias, a revisão é o melhor caminho. O Midiamax, em conjunto com diversos professores, preparou aulas especiais com os principais conteúdos que devem cair na prova.

Com a proximidade do exame, as aulas abordam e resumem os conteúdos com maior probabilidade de serem cobrados em cada matéria neste segundo dia de Enem.

O que estudar para o segundo dia do Enem?

Nesta segunda etapa do Enem, os candidatos serão avaliados através de questões sobre matemática e ciências da natureza, que engloba química, física e biologia.

O Midiamax traz os principais conteúdos que devem ser cobrados neste segundo dia de prova. Confira:

Matemática

  • Razãoproporçãoporcentagem: Segundo o professor, esses temas, além de serem recorrentes nas provas do Enem, compõem 40% da prova de matemática.
  • Geometria Espacial: Em matemática, geometria espacial é o nome usual para a geometria do espaço tridimensional euclidiano. A estereometria lida com a medição dos volumes de vários sólidos geométricos ou poliedros (figuras tridimensionais, com latitude, longitude e altitude), incluindo pirâmides, cilindros, cones, troncos de cones, esferas e prismas. Um sólido é limitado por um ou mais planos, ou superfícies, assim como as superfícies são limitadas por uma ou mais linhas.
  • Regras de Três: De acordo com o professor, o aluno pode se preparar porque sempre cai pelo menos três questões que serão resolvidas com a regra de três – tanto a simples quanto a composta. A regra de três, na matemática, é uma forma de se descobrir uma quantidade que tenha para outra conhecida a mesma relação entre si.
  • Equação do Primeiro e Segundo Grau: Equação do primeiro grau é uma sentença aberta que expressa igualdade. Sua forma reduzida é representada por ax + b = 0, onde a e b são números reais e diferentes de 0 (zero) e x é uma incógnita com valor desconhecido.

Física

  • Mecânica: os alunos devem focar nos assuntos relacionados à velocidade média, força e energia.
  • Eletricidade: os principais pontos que devem ser cobrados na prova são circuitos elétricos, instrumentos de medidas, resistores e Leis de Young.
  • Termologia: também entre os temas principais para este ano, os alunos devem se atentar à calorimetria e troca de calor entre corpos. Além disso, é necessário dar atenção para ondulatória e óptica, principalmente prisma óptico e refração da luz.

Química

  • Cálculo estequiométrico: é responsável pela análise quantitativa da composição das substâncias consumidas e formadas em uma reação química (veja como calcular).
  • Química ambiental: estudo das fontes, reações, transporte e efeitos das espécies químicas em água, solo, ar, ambientes de vida e os efeitos da tecnologia neles.
  • Termoquímica: ramo da físico-química que estuda as quantidades de calor absorvidas ou liberadas em reações químicas, assim como as transformações físicas – tais como a fusão e a ebulição – baseando-se em princípios da termodinâmica. É preciso de ênfase na Lei de Hess.
  • Eletroquímica: Eletroquímica é um dos ramos da físico-química que estuda as reações que envolvem transferência de elétrons para a transformação de energia química em energia elétrica e vice-versa.
  • Funções orgânicas: são grupos de compostos orgânicos com comportamento químico similar, devido ao grupo funcional característico.

Biologia

  • Síntese de bactéria: Organismos unicelulares que não possuem núcleo definido e nem organelas membranosas.
  • Doenças: Professor aconselha revisão em principais doenças, além de influência das verminoses, protozoários e viroses.
  • Citologia: Estudo da estrutura das células.
  • Botânica: Edilson sugere aos alunos revisão em conteúdos sobre a biologia vegetal dedicada aos grupos vegetais.
  • Biotecnologia: Ramo com maior novidade e também envolve outras ciências. A matéria estuda organismos modificados, clonagem, terapia genética.
  • Zoologia: Estudo sobre os grupos de animais.

Que horas começa o Enem no segundo dia?

O segundo dia do Enem é realizado neste domingo (12). As provas terminam às 17h30 em Mato Grosso do Sul. Confira o cronograma:

  • 11h — abertura dos portões dos locais de prova;
  • 12h — fechamento dos portões;
  • 12h30 — início das provas;
  • 17h30 — término das provas no 2º domingo.

É importante lembrar que o segundo dia de prova do Enem acontece no mesmo local que o primeiro.

#GABARITEI: EDIÇÃO ENEM 2023

Jornal Midiamax traz, na contagem regressiva para o Enem 2023, um guia de sobrevivência para que candidatos ao principal vestibular do país se deem bem nas matérias e temas prováveis de cair na prova.

São 13 produções, assinadas pelos núcleos de Jornalismo do Cotidiano e de Jornalismo Multimídia da Central de Jornalismo do Midiamax, que vão orientar candidatos a terem o melhor rendimento nesta final.

Por fim, confira toda a série clicando AQUI.

Conteúdos relacionados