Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em situação de emergência por incêndios, Corumbá tem a maior temperatura do Brasil

Região pantaneira chegou a 43°C nas últimas 24h
Karina Campos -
CPA-CBMMS / Mairinco de Pauda, Semadesc
Região do Buraco das Piranhas (CPA-CBMMS)

As chamas de incêndios assolam o Pantanal de Corumbá, a 417 quilômetros de , inserindo a região em situação de emergência. A cidade marcou a maior temperatura do Brasil nas últimas 24h, com calor de 43,3°C na terça-feira (14).

Outros municípios também estão listados no monitoramento do (Instituto Nacional de Meteorologia), como (41,3°C) e (41,2°C). Minas Gerais lidera em quantidade de regiões no ranking nacional, com sete cidades variando de 42°C a 40°C.

Segundo o (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), imagens de satélite indicam fumaça sobre a metade oeste e sul do Mato Grosso do Sul.

Por enquanto, a previsão indica tempo estável, com predomínio de sol e variação de nebulosidade devido à atuação de uma alta pressão atmosférica em médios níveis da atmosfera. Porém, não se descartam chuvas e tempestades. São esperadas altas temperaturas, com valores entre 40 e 43°C e baixos valores de umidade relativa do ar, entre 10 e 30%, com destaque nas regiões pantaneira, norte e nordeste.

inmet
Fonte: Inmet

Onda de calor

A onda de calor que atinge principalmente o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil chegou em uma época do ano em que, normalmente, a estação chuvosa já está estabelecida e em que as nuvens funcionam como uma espécie de controle das temperaturas. A ausência dessa defesa, segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia, Anete Fernandes, potencializa os efeitos do fenômeno climático.

“Quando a gente tem ausência de chuva nesta época do ano, que chamamos de veranico, a ausência de nuvens favorece uma grande incidência de radiação na superfície, que é o que está acontecendo agora. Então, as temperaturas se elevam muito”, contou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

O despertar da leitura com meu Pai

bolsonaro

PF considera irrelevante conteúdo de pen drive encontrado no banheiro de Bolsonaro

Vai viajar? Confira interdições da BR-163 nesta segunda-feira

Meia Maratona do Fogo resgata tradição de corrida de rua com atletas de Dourados e região

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Assassino que matou ex-amante da mulher no Coophavila estava foragido por tráfico

Carolina Dieckmann mostra últimos dias de Preta Gil: ‘Como você lutou…’

letras de céedito lci e lca

Crédito cresce 11% em MS, mas inadimplência tira o sono de 55% dos sul-mato-grossenses

Últimas Notícias

Cotidiano

Hospital Universitário recebe nova segurança desarmada para vigilância de 24h

Equipe atua com novo modelo de segurança a partir desta segunda-feira

Cotidiano

CCZ leva vacinação e exames gratuitos ao Coophavilla II nesta sexta-feira

É necessário apenas levar o animal de estimação e apresentar os documentos pessoais do tutor

Mundo

Homem compra dois bilhetes de loteria premiados no mesmo dia e ganha mais de R$ 11 milhões

Homem acreditou, por engano, que o sorteio do primeiro bilhete já havia passado e comprou mais um

Famosos

Último show de Preta Gil foi ao lado de Gilberto Gil, em São Paulo; veja imagens

Preta Gil se apresentou pela última vez ao lado do pai, o cantor Gilberto Gil, em São Paulo; confira imagens do momento especial