Um homem de 79 anos picado por um escorpião amarelo aguarda há mais de uma hora por atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Leblon, em , em pleno (25). O acidente com o animal peçonhento ocorreu em casa, no bairro Tijuca, por volta das 09h30. 

De acordo com o amigo do que o acompanha ao médico, o homem de 79 anos não foi classificado na categoria vermelha, o que significa emergência e necessita de atendimento imediato. Vale lembrar que crianças e idosos são os mais vulneráveis a picadas de escorpiões.

“O médico acabou de me dizer que tem outras prioridades. Tem gente mais nova passando na frente. Faz uma hora isso. Ele [idoso] está suando frio e com dor em todo braço”, afirma. 

Dados da SES-MS (Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul), apontam que o Estado registrou 3.623 ataques de escorpiões de janeiro a novembro de 2023, o que representa média diária de cinco acidentes.

O Midiamax entrou em contato com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) para questionar a demora no atendimento médico, mas não obteve resposta. O espaço continua aberto para manifestações.