Campo Grande registrou temperaturas negativas na madrugada desta sexta-feira (14). O serviço de plantão de acolhimento da SAS (Secretaria de Assistência Social) abordou 32 pessoas em situação de rua, sendo que apenas 10 aceitaram pernoitar em abrigos.

O balanço da noite de quinta-feira (13) até esta manhã mostra que 15 pessoas recusaram o atendimento. Desde o dia 12 de junho, quando temperaturas mais amenas chegaram, cerca de 967 abordagens foram feitas, destes 488 aceitaram acolhimento e 445 recursas, além da distribuição de 647 cobertores.

O serviço de abordagem feito pelo Seas (Serviço Especializado em Abordagem Social) foi intensificado nas regiões com mais pessoas em situação de rua, como no Centro, próximo de viadutos, praças e outros locais comuns improvisados como abrigo.

“As equipes de abordagem foram abastecidas com cobertores nos veículos que realizam a busca ativa e as denúncias recebidas da população, por meio dos dois telefones do SEAS. As pessoas que aceitam a oferta de serviços são encaminhadas para os locais de acolhimento e para aqueles que não aceitam os serviços estão sendo oferecidos cobertores para aquecimento e proteção do frio”.

Vale lembrar que o acolhimento inclui abordagem de educadores sociais e psicólogos. Os acolhidos são levados para UAIFAs (Unidades de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias), que acolhem estrangeiros e migrantes, e para Casa de Apoio São Francisco.

Viu alguém que precisa de ajuda?

Caso encontrar alguém em situação de rua que precisa de abrigo, a orientação é entrar em contato com a SAS pelo telefone (67) 99660-6539 ou 996600-1469.