Em meio a onda de calor, Mato Grosso do Sul tem novos alertas de perigo por baixa umidade
Alerta de perigo potencial é para todo o estado
Renata Portela –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Neste domingo (24), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu novos alertas com cidades de Mato Grosso do Sul nas áreas afetadas. Três Lagoas, Aparecida do Taboado e cidades do norte do estado como Costa Rica e Cassilândia estão em área de risco de incêndios florestais e à saúde.
São dois avisos emitidos pelo Inmet, sendo que o aviso de baia umidade, com grau de severidade ‘perigo’, vai até as 19 horas. Neste aviso estão as cidades mais ao norte do estado e leste, com umidade relativa variando entre 12% e 20%.
Nesses locais há risco de incêndios florestais e também à saúde. Ainda ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Já o outro aviso de baixa umidade, com perigo potencial, envolve todo o estado.
Este aviso termina às 22 horas deste domingo, com umidade relativa do ar variando entre 20% e 30%, com baixo risco de incêndios florestais e também à saúde.
As recomendações do Inmet são:
- Beba bastante líquido.
- Atividades físicas não são recomendadas.
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
- Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)
Onda de calor
No sábado (23), Mato Grosso do Sul foi o estado que registrou as maiores temperaturas no país, com a onda de calor. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta, de grande perigo, que vai até terça-feira (26), quando o estado pode registrar máxima de 44°C.
As maiores temperaturas no estado registradas no sábado foram em Água Clara, com 42,2°C, e Porto Murtinho, com 42°C. Três Lagoas registrou 41,5°C, enquanto Paranaíba chegou a 41,2°C e Coxim marcou 40,4°C. Ainda durante esta semana, as temperaturas podem subir.
Para Campo Grande, já na segunda-feira (25) as temperaturas podem atingir máxima de 37°C, com mínima de 25°C. Na terça-feira o calor pode ser ainda maior, chegando à máxima de 39°C, com mínima de 26°C.
Enquanto isso, Porto Murtinho pode registrar novo recorde. A previsão para este domingo (24) é de temperatura máxima de 42°C. Já na segunda-feira a marca pode chegar aos 43°C e na terça-feira os termômetros podem marcar máxima de 44°C.
Após o calor intenso, na quarta-feira (27) Porto Murtinho pode registrar chuvas isoladas, conforme as informações do Inmet. Em Água Clara o calor também vai continuar nos próximos dias, com máxima de 42°C neste domingo. Na segunda e terça-feira, a máxima deve ser de 43°C.
Em Três Lagoas, o domingo pode ser de máxima de 42°C. Os termômetros sobem, com máxima provável de 43°C na segunda e também na terça-feira. Apesar da temperatura baixar, a quarta e quinta-feira também devem ser quentes, com temperaturas máximas de 42°C e 41°C.
Há previsão para pancadas de chuvas em algumas áreas de Mato Grosso do Sul, neste domingo e também na segunda-feira. Já na quarta-feira, pode chover em mais áreas do estado, abaixando gradualmente as temperaturas.
Notícias mais lidas agora
Últimas Notícias
Da biodiversidade ao conflito por terras, entenda o impacto do marco temporal em MS
O marco temporal volta a discussão por divisão de interesses dentro e fora da Corte
Após 13 anos, Grávida de Taubaté reaparece e revela porque inventou gestação: ‘Pequei’
Grávida de Taubaté, Maria Verônica reaparece após 13 anos e dá detalhes por trás da gravidez mentirosa de quatro bebês; entenda
Casal de MS investigado por estupro é preso escondendo criança no Mato Grosso
A criança é filha da mulher investigada.
Dupla que entrou em confronto com a polícia de MS tem extensa ficha criminal
Um dos envolvidos morreu durante troca de tiros
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.