O domingo (17) foi de calor intenso em todo o Mato Grosso do Sul, mas nesta segunda-feira (18), o tempo permanece nublado e uma pancada de chuva leve aliviam a sensação térmica. O calor continua forte, com máxima de 31°C, em Campo Grande.

De acordo com o Cemtec/MS, a instabilidade do tempo é característica do período, influenciado pelo fenômeno El Niño e também pela proximidade da primavera. A estação tem como característica as pancadas de chuva isoladas e temporais.

Mas não se engane. Os próximos dias serão de calor intenso em Mato Grosso do Sul devido a uma onda de calor que atinge boa parte do país.

Onda de calor

A meteorologia prevê dias de calor intenso em Mato Grosso do Sul, com máximas ultrapassando os 40°C. O  Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta para a elevação das temperaturas máximas em até 5°C.

O alerta de cor laranja tem grau de perigo, o segundo pior entre os alertas emitidos pelo instituto. Todos os municípios do Mato Grosso do Sul estão inclusos na área de alerta, além de todo o estado de São Paulo, parte norte do Paraná, sul e sudeste do Mato Grosso e oeste de Goiânia.