Pular para o conteúdo
Cotidiano

Eleição para conselheiros tutelares terá reforço na segurança e urnas eletrônicas em Campo Grande

Polícia Militar e Guarda Municipal vão intensificar rondas nos 56 locais de votação
Clayton Neves -
conselho tutelar caso sophia
Conselho Tutelar foi acionado pela Polícia Militar (Foto ilustrativa, Arquivo, Midiamax)

Marcada para o próximo domingo (1º), a eleição de conselheiros tutelares de terá reforço no policiamento para garantir a segurança de eleitores, candidatos e trabalhadores envolvidos. Tanto a quanto a Guarda Civil Metropolitana serão escaladas para dar suporte ao processo eleitoral.

De acordo com o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), PM e Guarda já foram acionadas e vão intensificar as rondas no entorno dos 56 locais onde estarão funcionando as seções de votação.

Nesta quinta-feira (28), a comissão organizadora vai se reunir para ajustar os últimos detalhes da condução das eleições que vão eleger 40 conselheiros titulares e 80 suplentes para o quadriênio 2024 – 2027.

Ainda segundo o CMDCA, a escolha será feita em urnas eletrônicas cedidas pelo (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul). A distribuição dos equipamentos será feita respeitando a densidade populacional de cada região. Em seções que abrangem bairros mais populosos, a exemplo do Aero Rancho, dois ou até mesmo três equipamentos podem ser colocados à disposição dos votantes para evitar longas filas de espera.

Como e onde votar

Em Campo Grande, são 56 locais de votação distribuídos conforme a zona eleitoral e o eleitor prevista ficar atento ao local. Para saber onde vai votar o eleitor tem duas opções, uma verificar o edital com os locais e a outra é ir até o local onde vota regularmente e consultar o local.

Confira aqui a lista com locais de votação para o Conselho Tutelar.

Para votar é necessário estar com o título de eleitor e um documento oficial com foto. A votação acontece das 8h às 17h.

Além dos 40 conselheiros titulares, serão escolhidos outros 80 para suplentes. Os novos servidores selecionados irão atuar em proteção de crianças e adolescentes pelo quadriênio de 2024 a 2027.

Na última eleição, o número de pessoas que compareceram às urnas para escolher os novos conselheiros tutelares foi de apenas 3,5% dos eleitores. Para este ano, a expectativa é de maior adesão por conta da ampla divulgação do assunto.

Últimas eleições foram marcadas por polêmica e deram posse a 5 candidatos sub judice

Em 2019, o pleito teve comparecimento recorde. Com as liminares determinando participação das eleições, o processo de escolha precisou ser realizado manualmente, com cédulas de papel, no lugar das urnas eletrônicas. Toda essa mudança também ocasionou lentidão na apuração, o que provocou protestos e obrigou, inclusive, a comissão eleitoral explicar-se na Câmara dos Vereadores. O processo de escolha também chegou a ser suspenso.

“Esse foi o maior problema [das eleições], porque as urnas eletrônicas estavam programadas e prontas. Mas, quando chegaram os mandados de cumprimento das liminares, não tivemos escolha a não ser mudar para as urnas de lona e cédulas de papel”, pontuou Alessandra Rossi, então vice-presidente do CMDCA, ao Jornal Midiamax.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

MC Livinho recebe alta da UTI, após perfurar pulmão em acidente de moto

bolsoaro ovando

‘Tirania togada’: deputado Luiz Ovando celebra sanções contra ministro do STF

Artista de Três Lagoas é finalista em mostra nacional do Conselho Federal de Psicologia

Graças a Deus antes de virar Venezuela, diz deputado de MS sobre aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Encosto de assento preferencial de ônibus quebra e passageiros improvisam com sacola

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

O raro Rolex “Barbie” de Lionel Messi

O que Lionel Messi, o ator Mark Wahlberg e Mirka Federer, esposa do lendário tenista Roger Federer, têm em comum? Os três fazem parte de um seleto grupo que ostenta no pulso um dos relógios mais cobiçados (e enigmáticos) do mundo da alta relojoaria: o Rolex Cosmograph Daytona ref. 126538TRO, apelidado carinhosamente de “Barbie”. Essa … Continued

Trânsito

Colisão mata duas pessoas na MS-157, entre os distritos de Montese e Piraporã

Uma das vítimas chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos

Política

Churrasco na Afonso Pena comemora Lei Magnitsky contra Moraes: ‘está só começando’

Manifestantes fizeram churrasco e adesivaço em comemoração às sanções contra Alexandre de Moraes

Trânsito

Motociclista invade preferencial e acaba atingida por carro na Avenida Mato Grosso

No momento da colisão um breve congestionamento acabou sendo provocado na via