Eclipse solar ‘anel de fogo’ alinha lua e terra e poderá ser visto de Mato Grosso do Sul

Evento anular não deve ser observado sem equipamentos de proteção de visão

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
eclipse solar
Eclipse solar forma um "anel de fogo" (Nasa)

O eclipse anular do sol poderá ser visto por todo o Brasil no próximo sábado (14). O fenômeno de tirar o fôlego formará um “anel de fogo”, quando alinha sol, terra e lua. A previsão é que comece às 11h30 (horário de brasília)

Conforme a região, a visibilidade altera, ou seja, outros estados terão uma visão privilegiada do eclipse. Segundo os Mistérios do Espaço, um projeto que envolve astronômicos para divulgar a ciência de forma descomplicada, o fenômeno ficará 40% visível em Mato Grosso do Sul.

Os estados do norte e nordeste do Brasil terão maior chance de visibilidade, caso o céu não esteja nublado. A página orienta os observadores a utilizar um filtro adequado, a melhor opção é o filtro de soldador número 14 ou maior.

O Observatório Nacional explica que os eclipses anulares do Sol não são frequentes. O último aconteceu em junho de 2021, mas sem visibilidade no Brasil. O próximo está previsto para 2 de outubro de 2024.

“Em hipótese alguma se deve olhar diretamente para o sol, nem mesmo com o uso de películas de raio-x, óculos escuros ou outro material caseiro. A exposição, mesmo de poucos segundos, danifica a retina de modo irreversível”, alerta o Observatório.

Conteúdos relacionados

lei seca cerveja bebidas
Yoga